quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cartoons

Chappatte, Le Temps (Genebra)

Trégua pascal!

2 abril 2010


Os escândalos de pedofilia que envolvem o clero católico estendem-se a todo o continente europeu. No final de Março, a igreja católica suíça, também afectada por vários casos, reconheceu ter "subestimado" a situação e apelou às vítimas para que apresentassem queixa junto dos tribunais.

         Burki, 24 Heures (Lausana)

Big Bang

31 março 2010


Após meses de preparação, as primeiras colisões de "alta energia" do Grande Colisor de Hadrões (LHC) tiveram lugar a 30 de Março. Este acelerador de partículas, de 27 quilómetros de diâmetro, está situado a uma profundidade de 100 metros, na fronteira franco-suíça.

         Bertrams, Het Parool (Amesterdão)

Colaboração

29 março 2010


Apoiada pela França, a Alemanha apresentou um plano para salvar as finanças públicas gregas. Foi aprovado pelos países da Zona Euro a 25 de Março.

         AREND VAN DAM, HET FINANCIEELE DAGBLAD (AMESTERDÃO)

Os (contribuintes) europeus salvam a Grécia

26 março 2010

        

A 25 de Março, os países da Zona Euro chegaram a consenso para lançar um plano de salvamento das finanças públicas gregas, parte do qual será custeado pelos 27.

         Burki, 24 heures (Lausana)

Top Merkel

23 março 2010


A chanceler alemã Angela Merkel joga ao "quente e frio" com a ajuda que a União Europeia – a começar por Berlim – poderá conceder à Grécia para combater as suas dificuldades financeiras.

         Ruben, De Standaard (Bruxelas)

O virús grego

19 março 2010


A Alemanha não quer ajudar a Grécia a resolver as suas dificuldades finaneiras, e defende a sua exclusão da zona euro. Por seu lado, Atenas diz que se vai voltar para o FMI, e a França aproveita para criticar a política comercial e monetária da Alemanha.  No final, apesar de terem uma moeda comum, os países da UE não parecem ter nenhuma vontade de combater a crise juntos.

         Petar Pismestrovic, Kleine Zeitung (Graz)

Os suspeitos do costume

16 março 2010


As revelações sobre os casos de pedofilia no seio da igreja católica e das suas instituições multiplicam-se por toda a Europa. As autoridades nacionais já decidiram intervir, mas os responsáveis pela hierarquia eclesiástica e o Vaticano nem sempre se portam à altura.

         MIX&REMIX, L'HEBDO (LAUSANNE)

Chega o FME

11 março 2010


Com o objectivo de ajudar os países da zona euro em dificuldades, como a Grécia ou Portugal, a ideia de um Fundo Monetário Europeu começa a ganhar corpo.

         Kroll, Le Soir (Bruxelas)

No meu país, não

9 março 2010


O primeiro-ministro belga, Yves Leterme, iniciou um périplo pelos Balcãs com o objectivo de dissuadir os candidatos à imigração ilegal daquela região da Europa a irem para a Bélgica. Desde que, no final de 2009, os cidadãos da Sérvia e da Macedónia deixaram de precisar de visto para entrarem no espaço Schengen, várias centenas de sérvios e macedónios chegaram à Bélgica, onde apresentaram pedidos de asilo político.

         Betrams, Het Parool (Amsterdam)

Dente podre

2 março 2010
 


O estado calamitoso das finanças públicas gregas enfraqueceu o euro e obrigou as autoridades de Atenas a aprovar um severo plano de contenção.

         Klaus Stuttmann, Die Welt (Berlim)

Crise de fígado

25 fevereiro 2010
 


"É de vómitos, a decadência desta gentinha digna do Baixo Império Romano!"
Nos potes: "Créditos" "Acções" "Derivados"
Depois das suas afirmações musculadas contra uma política social "que encoraja o povo a gozar a prosperidade sem o menor esforço, e que incita uma decadência digna do Baixo Império Romano", o vice-chanceler alemão Guido Westerwelle está no centro de um debate sobre o Estado social na Alemanha. Die Welt afirma que o também ministro dos Negócios Estrangeiros – líder do partido liberal, segundo na aliança de Governo – é a personalidade mais detestada no país.

         Matt, The Daily Telegraph (Londres)

Passaporte assassino

19 fevereiro 2010


         Matt, The Daily Telegraph (Londres)

Passaporte assassino

19 fevereiro 2010

         Horsch, Süddeutsche Zeitung (Munique)

Ovelhas negras apavoradas

16 fevereiro 2010



Autodenuncie-se agora. Autodenuncie-se aqui.
Cerca de 400 alemães que fugiram ao fisco e, cujo nome constava de uma lista , comprada pelas autoridades de Berlim a um ex-informático da filial suiça do banco HSBC, optaram por se autodenunciarem nos últimos dias, com medo de serem denunciados. O governo alemão espera recuperar 100 a 200 millhões de euros escondidos na Suiça, explica o Financial Times Deutschland.

         Schneider, Tageblatt (Esch-sur-Alzette)

Os porcos em festa

11 fevereiro 2010


"Quem tem medo da malvada da crise?"
Os PIGS ("porcos", acrónimo de Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha), esses países europeus com finanças calamitosas, fazem tremer o euro.

         Ruben, De Standaard (Bruxelas)

A Grécia em queda livre

5 fevereiro 2010
 


O estado calamitoso das finanças públicas gregas desafia a capacidade de Atenas reembolsar a sua dívida, apesar do plano de austeridade lançado pelo Governo, e abalando a estabilidade do euro.  

         Chappate, Le Temps (Genebra)

Angela à caça da fuga ao fisco

2 fevereiro 2010
 


A chanceler Angela Merkel anunciou que a Alemanha deveria "tudo fazer para obter os dados" dos alemães suspeitos de ter escondido dinheiro na Suiça, incluindo pagar a um antigo informático da filial suiça do banco britânico HSBC para obter as listas de nomes

         Cardon, Le Canard enchaîné (Paris)

Homens

28 janeiro 2010


Vários países, entre os quais, França, Itália e Holanda, consideram proibri o uso de véu integral, cada vez mais espalhado na Europa

VAN KUTUZOV, Dnevnik (Sófia)

Despedida duas vezes

20 janeiro 2010


A búlgara Roumiana Jeleva retirou a sua candidatura ao cargo de comissária europeia para a Ajuda Humanitária, no dia 19 de Janeiro. Motivo: foi acusada de incompetência e conflito de interesses. Nesse mesmo dia, também abandonou o cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros do seu país  Na bandeira da esquerda : GERB, o partido de Mme Jeleva na Bulgária, actualmente no poder ; na bandeira da direita, o Partido Popular Europeu, que integra os representantes do partido búlgaro de  Mme Jeleva no Parlamento Europeu.

         CHARB, CHARLIE HEBDO (PARIS)

Sopa dos pobres

13 janeiro 2010
 


"O que fazer com as vacinas em excesso?"
Vários países, entre os quais a França, a Holanda, a Espanha, a Bélgica, a Alemanha e a Itália, têm grande stocks de vacinas contra a gripe A (H1N1), porque as campanhas de vacinação não tiveram o sucesso esperado e a epidemia revelou-se menos grave do que o previsto. Agora, tentam desembaraçar-se dos excedentes.

         Vauro, Corriere della Sera (Milan)

Body scanner

7 janeiro 2010
 


Depois do atentado falhado do Natal contra um voo Amesterdão-Detroit, vários países decidiram reforçar as medidas de segurança nos aeroportos, multiplicando os scanners corporais (body scanners).

         Kroll, Le Soir (Bruxelas)

Boas resoluções

4 janeiro 2010
 


Os festejos de fim de Ano foram marcados pelo atentado falhado do nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab contra um voo Amesterdão-Detroit, a 25 de Dezembro ("Vou explodir um avião"), e a tentativa de assassinato cometida por um jovem somalí ("Vou matar um caricaturista")contra o caricaturista dinamarquês Kurt Westergaard, a 1 de Janeiro, em Aarhus (Dinamarca). Ambos afirmaram estar ligados à Al-Qaeda.

         Arend Van Dam, Het Financieele Dagblad (Amsterdão)

O bom navio COP15

22 dezembro 2009
 


Após 12 dias de negociações, os participantes da Conferência de Copenhaga (COP15) chegaram a a um acordo básico não vinculativo para a redução de emissões de gases que provocam efeito de estufa.  

         Horsch, Süddeutsche Zeitung (Munique)

A todo o vapor

17 dezembro 2009
 


As negociações que decorrem na conferência internacional sobre o clima em Copenhaga arriscam-se a ser um fracasso, em parte por causa das dúvidas que alguns participantes levantaram quanto à autenticidade do aquecimento global.

         Pepsch, Süddeutsche Zeitung (Munique)

Bravura e indemnizações

10 dezembro 2009
 


O governo alemão decidiu indemnizar as famílias dos civis afegãos mortos durante um "raid" aéreo da NATO, levado a cabo pela Bundeswehr contra um grupo de presumíveis talibãs na província de Kunduz, a 4 de Setembro de 2009.

         Bertrams, Het Parool (Amesterdão)

Ar para a Terra

7 dezembro 2009
 


O objectivo da Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, que decorre de 7 a 18 de Dezembro, em Copenhaga, parece claro: encontrar uma forma de travar o aquecimento da Terra para evitar que esta se esgote.

         MAYK, SYDSVENSKAN (MALMÖ)

Novo capítulo

27 novembro 2009
 


A 1 de Dezembro, o Tratado de Lisboa entra finalmente em vigor, depois de percurso no minímo tumultuoso.

         Ruben, De Standaard (Bruxelles)

Pequeno grande homem

25 novembro 2009
 


om Herman Van Rompuy, a Europe tem enfim um presidente capaz de falar de homem para homem com Barack Obama eHu Jintao.

         Kroll, Le Soir (Bruxelas)

E Deus criou o presidente do Conselho Europeu

20 novembro 2009
 

No dia 19 de Novembro, os 27 escolheram o primeiro-ministro belga Herman Van Rompuy para presidente do Conselho Europeu e a comissária europeia britânica Catherine Ashton para alta representante para a política externa da União Europeia.

         STEPHFF, THE NATION (BANGUECOQUE)

Habemus Presidentum!

18 novembro 2009
 


Os líderes dos 27 reunem-se em Bruxelas, a partir de 19 de Novembro, para um Conselho Europeu extraordinário, que visa designar um presidente e outros cargos cruciais da União Europeia, previstos no Tratado de Lisboa.

         Pepsch, Süddeutsche Zeitung (Munich)

Campanha orientada    




         Em muitos países da Europa, as campanhas de vacinação contra a gripe A (H1N1) arrancaram com maior ou menor sucesso junto das populações, divididas entre o medo da pandemia e o dos efeitos secundários da vacina.

         Bertrams, Het Parool (Amsterdam)

Vinte anos passados

9 novembro 2009
 


A 9 de Novembro de 1989,  caiu o Muro de Berlim, pondo fim à separação entre as duas Alemanhas.

Cartoons

Steve Bell, The Guardian (Londres)

Afeganistão ao fundo

4 novembro 2009
 


"Parabéns pela sua vitória, sr. Karzai!"
Depois do seu principal rival, Abdullah Abdullah, ter retirado a candidatura à segunda volta das eleições afegãs, o Presidente Hamid Karzai foi oficialmente reeleito, com o apoio declarado dos líderes ocidentais, incluindo do primeiro-ministro britânico Gordon Brown, apesar dos relatos de fraude generalizada na primeira volta.

         BERTRAMS | HET PAROOL (AMSTERDAM)

Preciso de tempo

30 outubro 2009
 


Radovan Karadžić boicoitou o ínicio do seu julgamento no Tribunal Penal Internacional para a ex-jugoslávia, previsto para durar 2 anos. O antigo líder dos sérvios na Bósnia na guerra 1992-95, acusado de genocídio, crimes contra a Humanidade e crimes de guerra, recusou-se a comparecer porque considera não ter tido tempo para preparar a sua defesa.

         Peter Schrank, The Economist (Londres)

Paris e Berlim dirigem o jogo

27 outubro 2009
 


Após a recondução de Angela Merkel na direcção do Governo alemão, o Presidente francês Nicolas Sarkozy ambiciona fazer do eixo franco-alemão o motor da União Europeia. As posições eurocépticas do provável futuro primeiro-ministro britânico David Cameron e a decisão da nova coligação alemã de não efectuar uma política de rigor orçamental poderão favorecer esta ambição.

         STEPHFF, THE NATION (BANGKOK)

Degelo

14 outubro 2009
 


A Turquia e a Arménia assinaram a 10 de Outubro, em Zurique, acordos históricos para normalizar as suas relações, congeladas há quase um século devido à memória do genocídio dos Arménios em 1915-1917

         Tom, Trouw (Amsterdam)

Perseguido

9 outubro 2009
 


"...não é o meu género.!!!". A 8 de Outubro, o Tribunal Constitucional italiano considerou contrária à Constituição a Lei Alfano, que concede imunidade às quatro mais importantes funções do Estado, entre as quais a do chefe do Governo, Silvio Berluscon.

         Hachfeld, Neues Deutschland (Berlim)

Um pequeno esforço

7 outubro 2009
 


Após o SIM irlandês ao Tratado de Lisboa, a 2 de Outubro, o último grande obstáculo à entrada em vigor do texto é a assinatura do eurocéptico presidente checo  Václav Klaus, sobre quem todos os seus parceiros europeus fazem pressão.

         BERTRAMS, HET PAROOL (AMESTERDÃO)

"Feliz"

1 outubro 2009
 


"Feliz". A chanceler alemã Angela Merkel (democrata-cristã) venceu as eleições legislativas de 27 de Setembro. Deverá liderar uma coligação com o Partido Liberal (FDP) de Guido Westerwelle

         MIX&REMIX, L'HEBDO (LAUSANA)

Ambições reduzidas

24 setembro 2009
 


G20 Grandes desafios / Salvar (o clime e moralizar) o capitalismo / "Aligeirámos um pouco o programa"
A 24 e 25 de Setembro, os países membros do G20 reúnem-se em Pittsburgh (EUA) para uma cimeira dedicada ao financiamento das ajudas aos países em desenvolvimento, a fim de combater o aquecimento global, e às medidas para sair da crise económica mundial.

         Kroll, Le Soir (Bruxelles)

Barroso reeleito

17 setembro 2009
 


A 16 de Setembro, o Parlamento Europeu reconduziu Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia por mais cinco anos. Um ambiente de «euforia», assim retratado pelo cartoonista belga

         Martyn Turner, Irish Times (Dublin)

Lisboa por um fio

11 setembro 2009
 


Brian Cowen (primeiro-minitro irlandês) para a UE: "Eu agarro-te...olha o que exigimos). No documento:  "Tratado de Lisboa II- Garantias".
Apesar dos esforços do Governo para tranquilizar os irlandeses, as sondagens indicam que eles poderão recusar pela segunda vez o Tratado de Lisboa no refrerendo marcado para 2 de Outubro.

         Chappatte, International Herald Tribune (Paris)

No reino de Kadhafi

1 setembro 2009
 


Aceita-se:  euros, dolars, prisioneiros

         Hassan Bleibel, Al-Mustaqbal (Beirute)

Netanyahu visita a Europa

26 agosto 2009
 


Bibi visita a Europe..."para conquistar confiança ...  em vez de colonatos !!!"
Nos dias 25, 26 e 27 de Agosto, o primeiro-ministro israelita, Benyamin Netanyahu, visitou oficialmente Londres e, em seguida, Berlim, para uma ronda de contactos oficiais onde foi abordado o congelamento da construção de colonatos judeus nos Territórios palestinianos.

         Vauro, Corriere della Sera (Milão)

Eleições no Afeganistão

19 agosto 2009
 


Eleições afegãs. O preço da democracia: "Será que não temos direito a desconto?"


Diz o cartaz : "Temos mais para oferecer." À esquerda, Hans-Christian Ströbele (Verdes), deputado cessante do círculo de Friedrichshain-Kreuzberg : "Lá nisso ela tem razão...."
Com as eleições de 27 de Setembro à porta, um cartaz da CDU que mostra a chanceler Angela Merkel e Vera Lengsfeld com decotes pronunciados trouxe outra animação à campanha.  "Temos mais para oferecer", diz a legenda, vendo-se a chanceler num provocante vestido de noite usado em 2008. Foram afixados 750 exemplares do cartaz no círculo berlinense de Friedrichshain-Kreuzberg onde a senhora Lengsfeld comcorre.

         Riber Hansson, Svenska Dagbladet (Estocolmo)

Islândia, que grande peixe para a Europa.

3 agosto 2009
 


No dia 23 de Julho, uma Islândia depauperada pela crise, apresentou a sua candidatura a membro da UE.

         Mix&Remix, L'Hebdo (Losana)

Sarkozy descansa

29 julho 2009
 


Qual a gravidade do achaque que levou ao hospital o hiper-activo presidente francês? O desenhador do jornal suíço l'Hebdo acham que é assim que as coisas se estão a passar... Ou seja, nem internado este hiper-presidente descansa

         Mohr, Das Parlament, Berlim

Para o melhor e para o pior

24 julho 2009
 


"Como é que isto pode acontecer ?"
Quando faltam dois meses para as legislativas na Alemanha, que se realizam a 27 de Setembro, está aberta a corrida que vai ser protagonizada pela cristã-democrata Angela Merkel, e o social-democrata Frank-Walter Steinmeier. Apesar dos quatros longos anos de divergências ideológicas, a chanceler e o seu vice-chanceler, ministro dos Negócios Estrangeiros, continuam unidos no interior de uma grande coligação.

         Steve Bell, The Guardian (Londres)

Tony Blair, um candidato sem préstimo

16 julho 2009
 


O governo britânico decidiu indigitar Tony Blair como candidato britânico ao cargo de Presidente da União Europeia. No entanto, o  ex- primeiro-ministro ainda terá de dizer se quer o lugar, e este só será criado depois da ratificação do Tratado de Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário