sábado, 20 de julho de 2013

Cartoons

Grécia

Grexit: qual é a opinião dos gregos?

1 junho 2012
L'Hebdo Lausana




"... Preferes não pagar os teus impostos em dracmas ou em euros?..."
Agora que a hipótese da saída da Grécia da zona euro se coloca até a um nível político, Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, convidou os gregos a "pagar todos os seus impostos", provocando um clamor de protesto na Grécia.

Síria

Arranhão

4 junho 2012
The Nation Banguecoque



Na cimeira UE-Rússia dos dias 3 e 4 de junho, em São Petersburgo, os europeus pediram ao Presidente russo Vladimir Putin que superasse as divergências com a União Europeia e aceitasse a ideia de uma transição na frente do Estado sírio, para colocar um fim à violência que tem vindo a perdurar nos últimos 15 meses. Fiel aliado do regime de Bashar Al-Assad, Moscovo recusou até ao momento apoiar esta parte do plano de saída da crise do emissário da Liga Árabe e da ONU, Kofi Annan, que continua atualmente sem efeito.

Crise da dívida

Resgate feliz

5 junho 2012
Dilema Veche Bucareste




“Tem calma! A UE é o género de instituição que lança as duas pontas da corda a quem está a afogar-se.”
A 5 de junho, o ministro do Orçamento espanhol, Cristóbal Montoro, reconheceu que Espanha já não é capaz de se financiar sozinha nos mercados, devido à grande diferença entre os juros dos títlos espanhóis e alemães, a dez anos. No entanto, acrescentou ainda que “Espanha não pode ser, tecnicamente, objeto de um resgate”, razão pela qual “os Men in Black [da troika] não virão”.

Crise da dívida

Abalados

6 junho 2012



Vendo-se, também ela, perante dificuldades em encontrar fundos para financiar a sua dívida, a Itália continua a sofrer réplicas dos repetidos sismos que provocaram 25 mortos desde 20 de maio no nordeste do país. O Governo italiano estimou em dois milhões de euros o custo das reparações e pediu a Bruxelas que não tenha esse valor em conta no cálculo do défice para 2012, para não sofrer as sanções previstas no pacto orçamental.

Espanha

Descarrilado

7 junho 2012
Khaleej Times Dubai




"Sem combustível. Chamem os fundos de resgate comuns!".
Na locomotiva: “Bancos espanhóis” ; “Demasiado grande para entrar em falência”


União Europeia

Angela I da Europa

8 junho 2012
The Times Londres



O núcleo duro na varanda: analisamos onde o poder reside realmente...
Na varanda, a chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente francês François Hollande. Na multidão, o primeiro-ministro britânico David Cameron.
Enquanto o Reino Unido conclui as celebrações do jubileu de diamante da rainha Isabel II, a crise da Zona Euro entra em mais uma fase crítica. Muitos comentadores sublinham que a união orçamental e política da UE é cada vez mais provável, o que geraria um superestado continental e isolaria Londres.

Euro 2012

União de transferências

11 junho 2012
The Daily Telegraph Londres



“Propomos golos-obrigações, para que se possa transferir o excedente de golos alemães para as equipas mais fracas…”
Espanha

Golo de ouro

12 junho 2012
Sega Sófia




O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirma estar “muito satisfeito” com a linha de crédito europeia de 100 mil milhões de euros concedida ao seu país de forma a estabilizar um sector bancário comprometido por activos ligados à bolha imobiliária.

Euro 2012

O que realmente importa

13 junho 2012
De Volkskrant Amesterdão




Numa altura em que o Vaticano é abalado por escândalos, as tropas do Presidente sírio Bashar Al-Assad não hesitam em alvejar crianças, a Grécia está prestes a desmoronar-se e a Holanda atravessa uma crise política, os “Laranja” têm neste 13 de junho um jogo decisivo contra a Alemanha no Euro 2012.

Espanha

G00 000 000 000 lo!

14 junho 2012
NRC Handelsblad Roterdão




Para fazer face à recapitalização dos seus bancos, a Espanha obteve da União Europeia uma ajuda financeira que poderá chegar aos 100 mil milhões de euros.

Euro 2012

Recordações

15 junho 2012
Neue Zürcher Zeitung Zurique




"Houve um tempo em que o euro era uma moeda!"
Grécia

Encruzilhada de caminhos

17 junho 2012
To Ethnos Atenas




O memorando que estabelece as condições rigorosas da ajuda internacional ou a incerteza provocada pelas dúvidas em relação ao documento assinado com a UE e o FMI: é isto que está em jogo nas eleições legislativas de 17 de junho.

Grécia

A Vitória de Berlim

18 junho 2012
Corriere della Sera Milão




Cartoons

G20

O lugar da Europa

19 junho 2012
L’Echo Bruxelas


G20 no México
(Europa): Onde é que eu me sento?
A fraca saúde da economia europeia está no centro das discussões do G20 em Los Cabos, no México.

Euro

Cuidados intensivos

20 junho 2012
NRC Handelsblad Roterdão



"Um pouco mais de paciência..."
A 19 de junho, o ex-Presidente egípcio, Hosni Mubarak, 84 anos, entrou em coma após ter sido transferido da prisão – onde cumpre pena perpétua pela sua participação na repressão sangrenta da revolta popular de 2011 – para um hospital militar no Cairo. Também o euro não tem passado muito bem.

Rio+20

Desenvolvimento sustentável

21 junho 2012
International Herald Tribune Paris



A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff: "A Terra tem recursos limitados!"
A Europa: "... nós também"
Vinte anos após a sua primeira edição, a quarta Cimeira da Terra estreou-se no Rio de Janeiro, a 20 de junho. Entre os 50 mil participantes, destaca-se uma centena de chefes de Estado e representantes das ONG. Devido, em parte, à crise económica, as ambições da cimeira ficaram reduzidas: não haverá uma Organização Mundial do Meio Ambiente e a conversão para uma economia verde e o status de alto mar não foram incluídos na declaração final. Esta propõe, no entanto, um reforço do Programa da ONU para o meio ambiente e a adopção, até 2015, de uma definição de objectivos de desenvolvimento sustentável.
Euro 2012

Sem dinheiro

22 junho 2012
La Liberté Fribourg



Árbitro: Alguém tem uma moeda?
Jogadores: Não…
A equipa alemã deverá enfrentar a da Grécia em Gdansk para os quartos-de-final do Euro 2012 de futebol. Um jogo muito político.

Grécia

Preparados

25 junho 2012
Der Standard Viena



O chefe do Pasok, Evangelos Vénizelos: “GPS ligado,”
O novo primeiro-ministro Antonis Samaras: “Toca a arrancar!”
O novo Governo liderado pelo conservador Samaras prestou juramento no dia 21 de junho. Este deverá estabilizar as finanças do país e tentar renegociar o memorando de entendimento com os seus credores (BCE, FMI, UE).

Crise da dívida

A cavalo

25 junho 2012
Le Monde Paris



Na sua reunião de 22 de junho, em Roma, Angela Merkel, François Hollande, Mario Monti e Mariano Rajoy detalharam os contornos do pacto de crescimento que deverá ser finalizado pelos 27 durante o Conselho Europeu de 28 e 29 de junho.
Declararam-se a favor de um imposto sobre as transacções financeiras, mas não conseguiram entender-se quanto ao reforço da união monetária nem no que toca a medidas concretas para enfrentar a emergência da crise da dívida.
Grécia

Convalescentes

26 junho 2012
I Kathimerini Atenas






O primeiro-ministro Antonis Samaras: "Como primeiro passo para reduzir os custos, reservámos um quarto de hospital para três".
Devido a uma operação causada por um descolamento de retina, Samaras não assistirá ao Conselho Europeu de 28 e 29 de junho. Vítima de doença, o seu ministro das Finanças, Vassilis Rapanos (à direita), demitiu-se do cargo por motivos de saúde.
A paciente do meio: "Economia"

Conselho Europeu

Retoma?

27 junho 2012
Le Soir Bruxelas

Na catapulta: "Economia", "Dívida". Na corda: "Austeridade".

Conselho Europeu

Mestre de cerimónias

28 junho 2012
Le Soir Bruxelas


Cimeira europeia
Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu:
"Como de costume… Aqueles que pedem dinheiro, façam fila à esquerda. E aqueles que estão fartos de dar dinheiro, à direita. Quem tiver uma solução, levante a mão. Café para toda a gente, às 17h"
Solidariedade financeira e despesas de crescimento? Ou reforço do controlo da UE, para manter a austeridade? O Conselho Europeu de 28 e 29 de junho coloca os 27 perante as suas responsabilidades para tentar sair da crise.

Futebol

Viva o desporto

29 junho 2012
Het Financieele Dagblad Amsterdão

Itália e Espanha defrontam-se na final do Euro 2012, a 1 de julho, em Kiev, enquanto o euro atravessa uma crise profunda.

Espanha

Palavra de campeão

2 julho 2012
La Vanguardia Barcelona

O treinador da equipa de futebol de Espanha, Vicente Del Bosque, campeão da Europa em 2012: “O estoiro da bolha imobiliária foi uma catástrofe. É por isso que não podemos permitir que também a bolha futebolística se esvazie!”

Crise da dívida

Senhor “não”

3 julho 2012
Trouw Amesterdão


Angela Merkel: “Café?”
Mark Rutte: “Não!”
No papel sobre a mesa: NÃOlanda
No crachá: “Votem Rutte”
O primeiro-ministro holandês Mark Rutte e o seu homólogo finlandês Jyrki Katainen anunciaram que se opõem à utilização dos fundos de resgate europeus para comprar títulos da dívida de países como a Espanha ou a Itália, para manter sob controlo as taxas de juros que financiam, tal como foi decidido no último Conselho Europeu.

Grécia

Novelo

4 julho 2012
I Kathimerini Atenas



Os representantes da troika: “Então, rapazes, onde íamos?”
No novelo: “Aqui!”
Na pasta para documentos: “Troika”. Na etiqueta: “Grécia”
Os especialistas dos credores da Grécia (BCE, UE, FMI) chegaram a Atenas no dia 3 de julho para se encontrarem com os representantes do novo Governo e verificarem o estado de progresso das reformas negociadas em troca da ajuda financeira.

Ciências

Um bosão que se fez esperar

5 julho 2012
Le Temps Genebra



"Descobrimos de que é feito o nada..." "...o que já é qualquer coisa!"
Quase quatro anos após a inauguração do Grande Colisor de Hadrões, na fronteira francossuíça, os investigadores do CERN de Genebra obtiveram a prova, com 99,999% de certeza, da existência do bosão de Higgs. Esta partícula elementar, cuja existência era apenas teórica desde 1964, é considerada o elemento que permite perceber porque é que as coisas têm massa.

Reino Unido

A marchar para o centro de emprego

6 julho 2012
The Guardian Londres



O secretário da Defesa britânico, Philip Hammond, anunciou um plano de cortar dezassete unidades do exército britânico. O plano faz parte de uma série de cortes orçamentais que irão reduzir um total de 20 mil efetivos do exército, de um total de mais de 100 mil que prestam serviço regular a tempo inteiro. O cartoon faz alusão a uma famosa fotografia de tropas britânicas a marcharem em Port Stanley, capital das Ilhas Falkland, durante a guerra com a Argentina em 1982.

Zona euro

Os condenados do crescimento

9 julho 2012
Khaleej Times Dubai




"Vemos um crescimento robusto"
Sobre o castelo: “Cimeira [europeia]”
Na tabuleta: “União bancária”
O Conselho Europeu de 28 e 29 de junho decidiu avançar para a criação de uma união bancária europeia para estabilizar a moeda única. Mas os seus contornos continuam indefinidos e a questão da supervisão vai ser objeto de longas negociações.

Zona euro

Juncker para sempre

10 julho 2012
Neues Deutschland Berlin



Adeus sr. Juncker! Bom dia sr. Juncker! Adeus sr. Juncker! Bem-vindo sr. Juncker!" Enquanto o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, cobiçava a função, Jean-Claude Juncker foi reeleito presidente do Eurogrupo, uma posição que ocupa desde 2005. O primeiro-ministro luxemburguês deverá, no entanto, demitir-se antes do final do seu novo mandato de dois anos e meio, e ceder o seu lugar a Schäuble, segundo um acordo oficioso.

Zona euro

Sem descanso

11 julho 2012
Le Monde Paris



“Argh!!” “Bolas! A Europa está novamente bloqueada!”
“Não sabia que estava desbloqueada!”
Cerca de duas semanas após o Conselho Europeu dos dias 28 e 29 de junho, o efeito positivo das medidas adotadas pelos dirigentes da zona euro parece ter desaparecido. A Espanha e a Itália continuam a pagar taxas de juro elevadas sobre a sua dívida, uma vez que as modalidades de ajuda direta aos bancos e de resgate da dívida ainda não estão definidas. A espera pela decisão do Tribunal Constitucional alemão, nomeadamente, sobre o Mecanismo Europeu de Estabilidade, atrasa todas as negociações.

Economia

A maré

12 julho 2012
De Volkskrant Amesterdão



Sobre a onda: mercados financeiros

Clima

Variáveis em baixa

13 julho 2012
Het Financieele Dagblad Amsterdão




A falência dos bancos causou esta depressão.
Estamos quase a meio do mês de julho e em grande parte do noroeste da Europa a chuva continua, seguida de temperaturas inferiores ao normal.

Síria

Menino feio

16 julho 2012
De Volkskrant Amesterdão



Vladimir Putin: "Outra vez? Ttt-ttt-ttt."
Apesar da pressão da Europa e dos EUA, a Rússia continua a apoiar o Presidente sírio, Bashar al-Assad, acusado de massacres contra a sua própria população.

França

Impostos frescos

17 julho 2012
L'Hebdo Lausana



Hollande prometeu a mudança
Os franceses estão a ficar impacientes
“Bem, estas subidas de impostos estão para breve?”
Reunido numa sessão extraordinária após as eleições legislativas do mês de junho, o parlamento francês debate medidas que o Governo socialista deseja tomar para controlar os défices. Entre estas, uma medida que coloque em causa certas vantagens fiscais para as empresas e particulares, e uma taxa de imposição de 75% para determinados rendimentos elevados.

Reino Unido

Um novo desporto Olímpico

18 julho 2012
The Independent Londres



Nick Buckles, presidente do conselho de administração da G4S compareceu perante os deputados a 17 de julho, a fim de responder a perguntas sobre a incapacidade da sua empresa de segurança em fornecer pessoal de segurança suficiente para as Olimpíadas de Londres. Tendo assegurado um contrato de 284 milhões libras (362 milhões de euros) para os Jogos, na semana passada ficou a saber-se que a G4S não conseguira recrutar o contingente de 10 400 seguranças necessário para o evento. Por isso, tiveram de ser chamados três mil e quinhentos membros do exército britânico para preencher as vagas. Durante uma tensa audição que o jornalista do Guardian Simon Hoggart descreveu como “horrível, dolorosa, quase animalesca”, Buckles admitiu que a reputação da sua empresa está “em frangalhos”.

Itália

Ilha afunda-se

19 julho 2012
Corriere della Sera Milão




Governador da Sicília, Raffaele Lombardo
No dia 18 de julho, o primeiro-ministro italiano Mario Monti aprovou 400 milhões de euros de fundos para o Governo regional da Sicília, que está sobrecarregado com uma dívida de cinco mil milhões de euros e à beira do incumprimento, um facto negado pelo seu governador Raffaele Lombardo. Sob investigação por alegadas ligações à máfia, Lombardo declarou em maio que iria demitir-se, uma promessa que o primeiro-ministro pede agora que aquele cumpra.

Ecologia

Poluidores

20 julho 2012
Trouw Amesterdão



Iguais
“Ainda estamos a fazer progressos”
Em 2011, segundo um estudo do Centro Comum de Investigação da UE e da Agência holandesa de avaliação ambiental, a China emitiu quase tanto dióxido de carbono por habitante como a União Europeia: 7,2 toneladas (uma subida de 9%) contra 7,5 toneladas (uma diminuição de 3%). O principal poluidor por habitante continua a ser os Estados Unidos da América com 17,3 toneladas.
A China é responsável por 29% das emissões mundiais de CO2, à frente dos Estados Unidos (16%) e da UE (11%).

Rússia

Corajoso, mas não temerário

23 julho 2012
Wiener Zeitung Viena



Vladimir Putin
Ekaterina Samutsevitch, de 29 anos, Maria Alekhina, de 24, e Nadejda Tolokonnikova, de 22, terão de ficar na prisão até janeiro de 2013, à espera do julgamento.
Membros do grupo punk Pussy Riot, são acusadas de terem "insultado" e "infligido danos morais profundos aos cristãos ortodoxos", por terem cantado uma canção com o título "Maria, Mãe de Deus, expulsa o Putin", na catedral de Moscovo, no passado dia 21 de fevereiro. A próxima audiência do seu processo está marcada para 30 de julho.

Espanha

Labaredas

24 julho 2012
NRC Handelsblad Roterdão



"Beijinhos de Espanha"
No momento em que Espanha se afunda em dificuldades financeiras, um incêndio gigantesco assola a Catalunha, do lado francês e, sobretudo, do espanhol, desde 22 de julho. Mais de 14 mil hectares já arderam e quatro pessoas perderam a vida.

Londres 2012

Uma escolta olímpica

25 julho 2012
De Volkskrant Amesterdão



Na contagem decrescente para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, a 27 de julho, a tocha prossegue o seu caminho pela capital britânica, rumo a um parque olímpico sob fortes medidas de segurança.

Alemanha

Ajuste de contas

26 julho 2012
Cicero Berlim




Quem não resistir a sua vida há de carpir.
A chanceler alemã Angela Merkel e o seu ministro das Finanças, Wolfgang Schaüble:
Queríamos falar pessoalmente com o senhor Moody 
A agência de notação Moody's colocou a classificação financeira da Alemanha sob perspetiva negativa, a 23 de julho, bem como a de 17 bancos alemães, a 25.

Londres 2012

Chegou a hora dos Jogos

27 julho 2012
Al-Mustaqbal Beirute


De 27 de julho a 12 de agosto, Londres organiza os XXX Jogos Olímpicos de verão. A capital britãnica é a primeira cidade a receber este evento pela terceira vez na era moderna, depois de 1908 e 1948. Para assinalar a ocasião, o Big Ben tocou durante três minutos, fora das horas habituais, pela primeira vez desde o funeral do rei Jorge VI, em 1952.

Sérvia

E Slobo criou Dačić

30 julho 2012
Danas Belgrado







Ivica Dačić e Slobodan Milošević
O Governo dirigido por Ivica Dačić foi empossado pelo Parlamento da Sérvia a 27 de julho. Líder do Partido Socialista Sérvio (SDS), Dačić foi porta-voz de Slobodan Milošević enquanto este último foi Presidente da Jugoslávia, nos anos 1990. O novo primeiro-ministro nunca reconheceu formalmente as responsabilidades dos sérvios nas guerras da antiga Jugoslávia.
Líder de um Executivo de coligação, que inclui nomeadamente o Partido Sérvio do Progresso (SNS), a formação nacionalista do Presidente Tomislav Nikolić, tem como prioridades a aproximação do seu país à União Europeia, a recuperação da economia e o regresso ao diálogo com o Kosovo.

Grécia

Negociações de peso

31 julho 2012
I Kathimerini Atenas




Fotis Kouvelis, Evangelos Venizelos e Antonis Samaras
Rapazes, a troika há de ficar até que nos ponhamos de acordo quanto aos cortes.
Os dirigentes dos três partidos da coligação governamental negociam, há vários dias, para conseguir os 11500 milhões de euros de poupanças exigidas pela troika UE-BCE-FMI, cujos representantes estão atualmente em Atenas. Mas o líder do PASOK (socialista), Evangelos Venizelos, e Fotis Kouvelis, da Esquerda Democrática, estão contra a redução das reformas e dos salários, uma proposta do primeiro-ministro Antonis Samaras. (Nova Democracia, direita).

Zona euro

‘Fair-play’

1 agosto 2012
The Times Londres



Angela Merkel
Regras do jogo
1. Vólei de praia
Dois dedos significam bloquear o adversário e mandá-lo à fava.

Grécia

Acordo em Atenas

2 agosto 2012
I Kathimerini Atenas



Fotis Kouvelis, Antonis Samaras e Evangelos Venizelos
Chegámos a acordo... Sobre as linhas-mestras das medidas... Os detalhes virão mais tarde.
Após vários dias de difíceis negociações, os três partidos da coligação governamental alcançaram um acordo sobre um plano de poupanças no valor de 11500 milhões de euros.
Os dirigentes do Partido Socialista e da Esquerda Democrática, Evangelos Venizelos e Fotis Kouvelis, retiraram a sua oposição a medidas que incluem reduções de salários e pensões de reforma. Deixam o primeiro-ministro Antonis Samaras liderar as negociações com a troika UE-BCE-FMI para tentar obter uma flexibilização das condições impostas ao país em troca da ajuda financeira.

Euro

À deriva

3 agosto 2012
Süddeutsche Zeitung Munique




Quanto mais tempo passa, menos a liderança de Angela Merkel sobre os parceiros europeus parece ser bem aceite.

Grécia

Temos a tocha

6 agosto 2012
To Ethnos Atenas




Ao primeiro-ministro grego, Antonis Samaras:
Desculpe, senhor... parece ter uma tocha que nunca se apaga!!!
Na tocha: "Economia". No botão de punho: "FMI"

Crise da zona euro

As cigarras e a formiga



7 agosto 2012



Um verão alemão.
Ah, detesto o canto das cigarras!


Reino Unido

Passou um ano

8 agosto 2012
The Independent Londres


"Londres, agosto 2011. Londres, agosto 2012."
Exatamente um ano após os tumultos qui abalaram a Inglaterra, na sequência da morte de um jovem, morto por um polícia em Londres, o humor anda bem diferente no Reino Unido: nos Jogos Olímpicos realizados na capital britânica, o país obteve um número inédito de medalhas desde os Jogos de 1908 em... Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário