segunda-feira, 24 de novembro de 2014

QUEM SABE O QUE É SOBERANIA ?


Soberania? O que é                  isso?

Há uns dias atrás, um grupo de ambientalistas e defensores da independência do arquipélago das Canárias decidiu passar pelas NOSSAS Ilhas Selvagens para, segundo eles, alertarem para o facto de se pretender no arquipélago, quiçá um dia, explorar petróleo, e aproveitaram para espetar lá uma bandeira do movimento independentista.

As bandeiras foram encontradas por alguns vigilantes ambientalistas portugueses frequentadores daquelas ilhas – que são NOSSAS – e que alertaram as autoridades. Ora se isto já é mau porque é um caso de violação de soberania, o que veio a seguir foi ainda pior.

Identificados dois dos autores da violação da NOSSA soberania, vai-lhes ser aplicada uma coima de … €4, segundou noticiavam hoje de manhã os canais de notícias portugueses. Portanto, conclui-se, fica mais barato violar a nossa soberania do que atrasar um pagamento às finanças. Mas a coisa não fica por aqui.

Confrontado com o que se passou, o Ministro da Defesa, Aguiar Branco, comparou a violação da NOSSA soberania nas Ilhas Selvagens a uma acção igual num Jardim Zoológico. Ou seja, para o Ministro da Defesa, um grupo de estrangeiros vir a território Português hastear uma bandeira estrangeira – sem ser, evidentemente, num evento oficial – é … nada.

Quando há umas semanas houve aquele reboliço por causa da Praça do Império, achei que dificilmente se poderia fazer algo pior contra nós enquanto País. Tirando uma invasão, claro. Aguiar Branco e a sua lógica do macaco vêm provar que em Portugal as regras da física não se aplicam e quando achamos que batemos no fundo compreendemos que se pode sempre ir mais fundo.

A atitude do Ministro da Defesa é uma atitude vergonhosa. Vergonhosa porque uma violação da soberania nacional é, para ele, um assunto de Jardim Zoológico. Vergonhosa porque não sabe ou não compreende que a soberania e a integridade territorial não se viola nunca, em situação alguma. Vergonhoso porque ao se aplicar uma coima de €4 e se dar importância zero a um acto destes se está a transmitir a mensagem de que, por cá, quem é de fora pode fazer o que bem entender que os nossos governantes se estão a borrifar para isso.

Cada dia que passa mais nojo me mete quem anda na política.

Sem comentários:

Enviar um comentário