segunda-feira, 2 de março de 2015

E agora cidadão Cavaco? (por Jacinto Furtado)


Este País está a ficar perigoso, desta vez foi o cidadão Cavaco Silva que foi entalado pelo presidente da República, ou então foi o presidente a ser entalado pelo cidadão.
A história conta-se em poucas palavras, Ricardo Salgado o ex-Dono Disto Tudo, em 31 de Março de 2014 e em 6 de Maio do mesmo ano manteve conversas com o presidente da República, chamem-lhe reuniões ou audiências, a questão de forma é pouco importante para o resultado.
O ainda Dono Disto Tudo informou o presidente da República da situação do BES/GES e explicou-lhe qual era o seu plano para continuar a ser Dono Disto Tudo, da parte desse plano faria parte o aumento de capital do BES.
Até aqui tudo bem, o Dono Disto Tudo explica e informa, o presidente da República ouve e toma conhecimento. O problema surge quando, sem se saber bem porquê a reunião/audiência é escutada pelo cidadão Cavaco Silva que fica assim a saber o que se passa no BES/GES e o que vai ser feito.
Segundo revela o ex-Dono Disto Tudo, na altura Dono Disto Tudo, foi pedir ao presidente da República apoio institucional para a boa concretização do plano. Não se sabe se o presidente disse que sim ou disse que não. O que se sabe é que durante dois meses e meio não fez nada o que começou a irritar o cidadão Cavaco Silva.
Outra coisa que não se sabe é a explicação para o facto de o cidadão Cavaco Silva estar, em Julho, na Coreia do Sul a acompanhar o presidente da República, talvez se tenha infiltrado na comitiva, talvez tenha sido convidado, não sabemos.
Sabemos, porque o presidente da República teve a gentileza de esclarecer, “O Presidente da República nunca fez uma declaração sobre o BES”.
Dito isto, só resta uma explicação, o cidadão Cavaco Silva fez-se passar por presidente da República e afirmou, como se presidente fosse “Os Portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo dado que as folgas de capital são mais do que suficientes para cobrir a exposição que o banco tem à parte não financeira mesmo na situação mais adversa”.
Os investidores acreditaram na declaração e lá foram eles enterrar dinheiro no aumento de capital do BES confiando que o presidente da República, pessoa de bem, não os ia enganar. O que nunca lhes terá passado pela cabeça terá sido a possibilidade de não ser o presidente a fazer aquela declaração mas sim, num claro abuso, o cidadão Cavaco Silva.
A confusão é legítima, perfeitamente aceitável, o presidente da República e o cidadão Cavaco Silva são fisicamente muito parecidos, ambos têm algumas características singulares, por exemplo ambos mastigam de boca aberta, têm amigos em comum, entre outras.
Se os Portugueses e os investidores tivessem sabido que não era o presidente que falava certamente não iam acreditar e não iam investir.
Toda a gente sabe que o cidadão Cavaco Silva não entende nada de bancos, nem sabe nada de economia, única explicação para não ter ficado admirado quando as suas acções do BPN, em negócio feito com Oliveira e Costa, tivessem obtido um lucro de todo anormal. Igualmente não entende nada de mercado imobiliário, nem se recorda onde faz as escrituras, nem como são feitas as permutas da sua casita de férias.
Fica a dúvida sobre quem proferiu a famosa declaração “Para serem mais honestos do que eu têm que nascer duas vezes”, terá sido o presidente da República ou terá sido o cidadão Cavaco Silva?
O cidadão Cavaco Silva compra e vende acções do BPN, com grande vantagem patrimonial, tendo o alto patrocínio do próprio Oliveira e Costa, rosto principal do crime que foi o BPN, o tal processo que não anda nem desanda, não tarda lá aparece um despacho a arquivar o procedimento por ter prescrito, tal como nos submarinos.
O mesmo cidadão faz, na Aldeia da Coelha, uma permuta com Fernando Fantasia, um dos homens fortes da SLN (ex-dona do BPN) com contornos nunca explicados devidamente, desta forma passa a ser vizinho do próprio Fantasia e de, pasme-se, de Oliveira e Costa.
Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!
Já no que diz respeito ao presidente da República, tem a pouca sorte de ter um sósia que escuta atrás das portas e que se faz passar por presidente e que tem uns amigos muito duvidosos… … AH! pois, é verdade, também teve como conselheiro Dias Loureiro em quem confiava e sobre quem reiterou essa confiança. Terá sido outra vez o cidadão Cavaco Silva a fazer essas declarações à revelia do presidente?
Este País está a fica perigoso, ai está, está!

1 comentário:

  1. Temos um presidente que recebe uma reforma qual cidadão assalariado!!!!!!??????

    ResponderEliminar