quinta-feira, 19 de março de 2015

E a sala aplaudiu Sampaio da Nóvoa de pé



No congresso da cidadania organizado pela Associação 25 de Abril, Sampaio da Nóvoa foi o único proto-candidato a Belém a ser aplaudido de pé

“Devo a Abril tudo o que sou”. Foi assim que o reitor honorário da Universidade de Lisboa e possível candidato a Belém em 2016 iniciou uma intervenção que causou entusiasmo no congresso organizado pela Associação 25 de Abril. Havia na sala mais outros dois possíveis candidatos a Belém: Manuel Carvalho da Silva e Paulo Morais, que tal como Sampaio da Nóvoa não esconderam que uma candidatura às presidenciais pode estar no seu horizonte.
“Chegou o tempo da coragem e da acção”, anunciou Sampaio da Nóvoa, para quem “esta Europa e este União Económica e Monetária já não nos servem” . “Tal como em Abril temos que ser nós a dar um contributo para alterar o panorama europeu. Podemos, sim. Não somos uma jangada.
É na Europa que podemos afirmar a nossa posição”, disse o ex-reitor e agora reitor honorário.
“A austeridade é um desastre. Todos o reconhecem, mesmo os seus autores, menos aqueles que vivem no país da propaganda do governo”, afirmou Sampaio da Nóvoa que não tem menos do que o objectivo de “acabar com esta política antes que esta política acabe connosco”.
Defendendo a renegociação da dívida e uma política de “vistas largas e Estado forte”, Sampaio da Nóvoa afirmou que “a economia do futuro tem um nome, conhecimento” e que “não há inovação sem Estado dinâmico”.
Falou na urgência da “regeneração do sistema político”: “Abril é a nossa raiz comum. E tem que ser a raiz para entendimentos que permitam convergências para o novo ciclo político Se não formos nós a acabar com esta política ninguém o fará por nós. Será durante o ano de 2015 ou não será por muito tempo. Cada um de nós tem que estar à altura das suas responsabilidades”. Presidenciais e legislativas “só valem a pena se for para abrir um tempo de mudança em Portugal”. E sem o dizer Sampaio da Nóvoa manifestou-se contra muitos candidatos que estão na praça pública: “Com políticos antigos não haverá políticas novas.
Ficará tudo enredado em calculismos, golpes, hesitações, sem elevação e sem futuro. Recusemos sebastianismos, populismos, justicialismos”.
Mais e com destinatários não nomeados mas vagamente conhecidos: “Quem gostar muito de dinheiro deve afastar-se da política. Se tiver as mãos atadas por promiscuidades, tramas e tramóias, não terá condições para defender o interesse de todos”.
Sampaio da Nóvoa invocou o legado “dos presidentes Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio”. “Esta é a responsabilidade de uma geração. Somos e seremos sempre aquilo em que acreditarmos. Pela minha parte, não tenho medo, sou livre. É preciso liberdade desta para servir. A ousadia é já metade da vitória. Juntos ganharemos o que perdemos separados. A eternidade é hoje ou não será nunca”. A sala explodiu em aplausos. Na primeira fila estava Carlos César, presidente do PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário