domingo, 27 de novembro de 2022

Na morte do “bibota” Fernando Gomes, a minha estrela de cinema

  

Fernando Gomes tinha 66 anos HAROLD CUNNINGHAM/GETTY IMAGES


Fernando Gomes tinha aquele ar de miúdo-cavalheiro, desprovido da doença narcísica que torna as estrelas cansativas e pouco interessantes.



Ana Sá Lopes 26 de Novembro de 2022


Fiquei triste e abananada com a morte de Fernando Gomes e não estava à espera de reagir assim. Hoje raramente vejo futebol e nunca, ou quase nunca, os jogos do FC Porto. O Mundial do Qatar passa-me ao lado e não é por razões de direitos humanos: também o da Rússia, esse paraíso dos direitos humanos, e os anteriores passaram. O único campeonato que me prendeu a atenção foi o Euro 2004, mas o ano de 2004 foi excessivamente divertido por motivos alheios ao futebol e o Euro acabou a fazer parte da festa.

Vi mais futebol até aos 20 e poucos anos do que no resto da minha vida por várias razões, uma delas porque as pessoas com quem eu me dava eram maluquinhas por futebol e acabei a quase divertir-me com aquilo. Por osmose ou isso. E aí percebi que a minha reacção à morte de Fernando Gomes era, como tantas vezes as reacções às mortes de heróis que desconhecemos são, mais uma derrocada naquele edifício que à distância é sempre perfeito – a nossa juventude.

Na época da minha adolescência, Fernando Gomes era uma estrela de cinema. Uma estrela que marcava golos nos campos do mundo e às vezes com o pé esquerdo. Como todas as estrelas de cinema, era um homem muito bonito. Mas, ao contrário de algumas estrelas de cinema insuportáveis, Fernando Gomes tinha aquele ar de miúdo-cavalheiro, desprovido da doença narcísica que torna as estrelas cansativas e pouco interessantes. Acho que nós, as miúdas que eram alguns anos mais novas do que ele, estávamos todas apaixonadas pelo doce Fernando Gomes. Era o herói, o “bibota” humilde (a palavra hoje passou a ter conotações negativas, vá lá saber-se porquê) o que tornava as coisas mais sexy. O único futebolista com quem gostava de ter namorado era mesmo Fernando Gomes.

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

 
 
Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens


Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens
Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Funeral do antigo jogador do F. C. Porto, Fernando Gomes
Foto André Rolo / Global Imagens

Por falar em sexy, um homem que compara um golo a um orgasmo tem que ter toda a nossa homenagem. Não é fácil, vá, dizer aquilo mas a ideia é universalmente compreendida.

Hoje, arrependo-me imenso de não o ter conhecido pessoalmente, de nunca o ter entrevistado. Já entrevistei algumas pessoas que admirava na política, na literatura (David Lodge e Enrique Vila-Matas, mas sucumbi das duas vezes à sensação de que mais valia ter ficado a ler os livros). E como nunca trabalhei no desporto, a coisa estava resolvida. Por que razão haveria eu de pedir uma entrevista a Fernando Gomes?

Do ponto de vista do “agenda-setting” de uma redacção, isto não faria sentido nenhum. Mas este sábado em que morre um doce herói da minha juventude, que só conheci pela televisão, acho que havia um monte de razões para o ter feito. Devia ter pedido há que tempos aos editores de Desporto que me deixassem tentar entrevistar o Fernando Gomes. E explicar-lhes-ia: “Deixem-me entrevistar o Fernando Gomes, eu não percebo muito de futebol nem de FC Porto, mas percebo de ver “bibotas” a jogar nos anos 80”.

Adeus, príncipe.

Fernando Gomes com a Taça Intercontinental, em Tóquio, em 1987 REUTERS

Fernando Gomes a 5 de janeiro de 2018 LUSA/HUGO DELGADO

Fernando Gomes
 



Fernando Gomes

Fernando Gomes com Emil Kostadinov, Rui Barros e Rabah Madjer, em 2005 MJ KIM/GETTY IMAGES FOR LAUREUS

Fernando Gomes

Fernando Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário