domingo, 18 de dezembro de 2022

MANUEL SERRA (1931- 2010)

 


MANUEL SERRA (1931- 2010)


Manuel Serra foi um bravo lutador contra o regime fascista, um homem generoso e de grande coragem. Era um socialista de inspiração cristã que tinha sido dirigente da Juventude Operária Católica. Ligado ao movimento dos católicos contra a Ditadura. Liderou o Assalto ao Quartel de Beja. Cumpriu doze anos de prisão, dez dos quais por ter sido um dos dois seus principais líderes. (*)
1. Manuel Serra começou muito cedo a tomar consciência das injustiças sociais e da repressão do regime. Tinha 17 anos e militava então na Juventude Operária Católica. Já como oficial da Marinha Mercante, integra-se na corrente mais extremista da campanha de Humberto Delgado para a presidência da República, em 1958, onde defende o recurso à luta armada para o derrube do regime.
Na noite de 11 para 12 de Março de 1959, chefia os civis no falhado Golpe da Sé, assim chamado porque os conspiradores reuniram na Sé Patriarcal de Lisboa, de que era pároco o padre João Perestrelo de Vasconcelos, um dos participantes. É detido e levado para o Aljube onde permanece seis meses, depois de cinco dias de tortura de sono. Numa primeira fuga espectacular, sai pelo seu pé do Hospital Curry Cabral onde se encontrava internado: vestido de padre, segue directamente para a embaixada de Cuba em Lisboa e pede asilo. Apesar de vigiado em permanência por quatro agentes da PIDE, chefiados por Rosa Casaco, estuda um novo plano de fuga, muda de visual muito rapidamente, cortando o cabelo e a barba, e aproveita uma mudança de turno para, uma vez mais, sair em pleno dia para a embaixada do Brasil, já que o seu objectivo era precisamente juntar-se a Humberto Delgado naquele país.
Parte em Janeiro de 1960 e começam então os preparativos para o que viria a culminar no golpe de Beja, em 1 de Janeiro de 1962. Falhado o «Assalto ao Quartel», Manuel Serra tenta esconder-se no sul do país, mas acaba por ser detido em Tavira. Segue-se então um mês de grande violência, com tortura de sono e espancamentos, um julgamento com condenação a dez anos de prisão e longas estadias em Peniche e em Caxias. Libertado no início de 1972, é ainda detido por um curto período em Novembro de 1973.
2. Após a Revolução de Abril, depois de ter criado o Movimento Socialista Popular, um grupo autónomo do Partido Socialista, Manuel Serra aderiu ao PS a 22 de Maio de 1974. Disputou com Mário Soares a liderança do PS no I Congresso de Dezembro de 1974, obtendo cerca de 44% dos votos dos congressistas, ao apresentar uma lista à Comissão Nacional em oposição ao secretário-geral Mário Soares. Poucos dias depois, abandonou o Partido Socialista, tendo o seu nome incluído no primeiro Secretariado Nacional, e funda o partido Frente Socialista Popular (FSP). No quadro deste pequeno partido, participa nas campanhas de Otelo Saraiva de Carvalho para a presidência da República. Em 1980, foi um dos fundadores da FUP (Força de Unidade Popular).
(*) O Assalto ao Quartel de Beja ou «Golpe de Beja» foi uma das tentativas falhadas de derrubar Salazar, que ocorreu a 31 de Dezembro de 1961 e em que estiveram envolvidos civis e militares, estes sob o comando de João Varela Gomes. Foram julgados no maior processo judicial do Estado Novo, com 86 réus e 35 advogados.
Biografia da autoria de Helena Pato

Sem comentários:

Enviar um comentário