04 Julho 2014, 09:56 por João Quadros
Diz a velha "packshot" do BES, "Quem sabe, sabe e o BES sabe". Os últimos acontecimentos fazem da frase, que era a imagem do banco, uma piada de mau gosto.
Diz a velha "packshot" do BES, "Quem sabe, sabe e o BES sabe". Os últimos acontecimentos fazem da frase, que era a imagem do banco, uma piada de mau gosto. Na realidade, pouca gente sabia o que se passava no BES (incluindo os accionistas), ainda ninguém sabe da missa a metade e, neste momento, o Espírito Santo sabe a pouco. O mais irónico desta crise do BES é ela ser vista como uma tragédia. Vamos lá ser honestos, o BES (usando a expressão popularizada por Dias da Cunha) é o Sistema. Portanto, a queda do BES podia ser a tal "destruição criativa" de que Portugal necessita. A verdadeira reforma do Estado, do país e dos comentadores televisivos.
Quem eu acho que dava um excelente CEO do BES é aquela senhora da Madeira que tentou vender o filho. Eu esquecia as outras alternativas e punha lá a mãe do Daniel. Não vejo melhor curriculum. Aposto que resultava, tem tudo para correr bem, excepto poder não aguentar o mau ambiente familiar no BES.
Segundo as últimas notícias, a hipótese de Morais Pires vir a suceder a Salgado foi posta de lado. Não me surpreende. Achava estranho ter um senhor com um bigode daqueles como CEO do Espírito Santo. Bem sei que o BES vale tanto como a Rádio Táxis, mas a família iria ver com maus olhos passar do Tio Salgado para o Ti Pires. Uma pessoa olha para o Senhor Amílcar Morais Pires e imagina que o BES é uma casa de pasto. Eu prefiro assim. Prefiro um banqueiro com quem me sinta à vontade para pedir um prato de tremoços do que um com mãos de quem nunca descascou uma batata.
O futuro do BES parece ter um destino de bigode. Ou um bigode no destino. No momento em que escrevo esta crónica, a família Espírito Santo equaciona a entrada do Estado venezuelano para salvar o grupo. Segundo se sabe, a Petróleos da Venezuela adquiriu centenas de milhões de euros de papel comercial de curto prazo de sociedades da esfera não bancária do GES. Esta informação pode não ter o significado que aparenta porque é sabido que, na Venezuela, o papel higiénico escasseia.
Mas se for verdade que a família Espírito Santo equaciona a entrada do Estado venezuelano, valha-me o deus dos mosquitos! Vamos ter o Maduro na Comporta! Tanto andaram a brincar aos pobrezinhos que o Maduro interessou-se. Ouviu dizer que havia uma família de gente crente que tinha ficado sem nada, por causa dos capitalistas, e ficou de lágrimas nos olhos.
Quem diria que, trinta e tal anos depois, acabavam a entregar o banco aos comunistas. Terem que vir os comunas salvar o Espírito Santo, nem Marx imaginava.
TOP 5
Sabichões
1 "Guarda-redes dos EUA bateu o recorde de defesas num Mundial" - Depois deste Mundial, todos os miúdos vão querer ir à baliza. Lá vão ter de ir os gordos para o lugar do Miguel Veloso.
2 "Analistas admitem que a PT pode perder dinheiro com o BES" - Primeira consequência, brasileiros da Oi disseram tchau! Afinal, brasileiro detesta malandro.
3 "A concessão das honras de Panteão Nacional a Sophia faz da sua memória um símbolo coletivo" - Bom mesmo, em termos colectivos, era convencer o Presidente da República a lá ficar.
4 "Para a campanha Partilha uma Coca-Cola com..., a marca selecionou 100 nomes próprios" - Há quem diga que tudo começou quando o Ricciardi decidiu ir beber uma lata de Coca-Cola o Teu Primo.
5 Alemanha vence Argélia e vai jogar os quartos com a França - Que chatice, a Europa precisava tanto de um Argélia-França como dispensava um França- Alemanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário