É imprescindível saber como se deve agir na hora de pedir o aumento salarial, para que não gere tensão ou desgaste na relação entre colaboradores e líderes. Sabendo disso, separamos algumas dicas dadas por Flora Victoria, fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching e também um infográfico exclusivo sobre o tema, para você não cometer erros em uma ocasião importante como essa.
Vai pedir aumento? Saiba primeiro se empresa possui plano de carreira
Procure saber se a empresa que você trabalha tem plano de carreira e avaliação de performance. Se houver uma política de aumentos pré-estabelecida, é preciso entender como isto funciona para não se “queimar“ e pedir aumento antes da hora.
O aumento salarial pode ser solicitado se houver aumento de desempenho
Antes de pedir um aumento, é preciso avaliar se você o merece. Ou seja, se você entrega resultados consistentes e contribui para o crescimento da empresa, faça as seguintes perguntas:
- A minha empresa está em um momento bom e sólido que permite o aumento do meu salário?
- A remuneração no mercado é compatível com a minha?
- No que eu estou contribuindo com o negócio, com a minha equipe, com o meu chefe ou área?
- Sou produtivo?
- Tenho um desempenho acima da média?
- Mereço aumento de salário pelo meu empenho e resultados, ou estou fazendo somente a minha obrigação?
Se sim, escreva no que você está sendo mais produtivo e o que você está desempenhando acima da maioria. Com estas respostas, você pode abordar seu chefe para introduzir a ideia de aumento salarial.
“Mostrar resultados, motivação, entusiasmo e estar pronta para novos desafios são as melhores formas de pedir aumento”, aponta Flora Victoria.
Como e em qual momento pedir o aumento de salário?
- Não fale de aumento quando você ou o seu chefe estiverem cheios de tarefas. Escolha um momento tranquilo e calmo para conversar sem pressa.
- Demonstre seus resultados e supere as expectativas. Mostre o quão valioso você é para a empresa e que o investimento vale a pena. Dê exemplos de resultados e desempenhos de destaque.
- Não minta e ou invente outras propostas de emprego. Além de poder dar errado, você ainda deixa uma má impressão.
Flora Victoria explica também que para obter a atenção para o seu trabalho é preciso mais do que fazer marketing pessoal, ou seja, é necessário ir além do que esperam de você.
Negocie um acréscimo salarial coerente para ambos os lados
- Ao chegar à negociação, procure saber qual a remuneração para o seu cargo no mercado.
- Em uma conversa transparente e sincera, demonstre o valor de seu trabalho e a sua importância para empresa.
Caso consiga o aumento, aumente suas metas, supere obstáculos e mostre que a decisão foi a mais correta. Se a resposta for negativa, não desanime. Assuma a responsabilidade do seu sucesso e busque atingir resultados ainda mais expressivos. Desta forma, você terá argumentos persuasivos para alcançar a realização profissional e financeira por meio da sua competência.
O melhor momento
- Não fale sobre aumento salarial quando você ou seu chefe estiver ocupado ou preocupado com algum outro assunto do trabalho. Tente agendar um horário num dia mais tranquilo.
- Nunca peça aumento quando o superior estiver precisando de você para resolver algum problema importante. Pode funcionar, mas existem grandes chances de ele achar que foi chantageado.
- Não é uma boa idéia pedir assim que se retorna das férias coletivas e nem depois do dissídio anual. O ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado tanto pelos superiores quanto pelas pessoas dos outros departamentos.
- Saiba em que momento seu superior e sua empresa estão. Se no último ano houve um grande prejuízo, é provável que você não consiga o ajuste, mesmo que seja o melhor funcionário.
Reflexões
Antes de negociar um aumento, reflita sobre alguns pontos:
- Tenho correspondido à expectativa do meu líder e da empresa onde atuo?
- A companhia passa por um momento sólido, que permite aumentar meu salário?
- Minha remuneração está compatível com o praticado pelo mercado?
- Será que não estou transferindo compromissos financeiros de minha responsabilidade para a empresa?
- Se tiver certeza de que é a melhor hora para pedir um aumento, agende um horário com seu líder para conversar sobre o assunto.
- É importante ser claro e objetivo na solicitação, justificando o motivo pelo qual acredita merecer um aumento de salário.
Como pedir um aumento de forma eficiente
- Saiba se a empresa possui plano de carreira e avaliação de desempenho.
- Se ela tiver uma política de aumentos preestabelecida, é preciso entender como isso funciona para não pedir ajustes antes da hora.
- Não de indiretas ou envie mensagens subliminares para conseguir conversar sobre o assunto.
- Marque uma reunião formal com seu superior para falar sobre sua condição salarial.
- Tenha uma proposta embasada em mente e esteja preparado para a negociação.
- O ideal é pesquisar antes em sites especializados e jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo.
- Mostre o valor que você tem na instituição, se possível em números, mas não se esqueça que isso só é válido se você superou as expectativas do cargo.
- Ninguém ganha uma promoção por fazer apenas aquilo para o qual foi contratado.
- Mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas de seu interlocutor.
- De certa maneira, você está forçando a sua chefia a confrontar uma realidade inesperada.
- Se a resposta for positiva, agradeça aos seus superiores e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi acertada.
- Se receber um “não” como resposta, não desanime. Continue se esforçando para tentar novamente.
-
Sem comentários:
Enviar um comentário