sábado, 24 de agosto de 2013

A Arrogância e Suas Consequências no Ambiente de Trabalho




Simplicidade é um comportamento desejado nas empresas.

Uma pessoa presunçosa tem poucas chances de obter sucesso dentro das organizações, pois, ao achar que está sempre certa, acaba colecionando conflitos no trabalho. Reconhecer o próprio erro e demonstrar humildade, além de digno, é fundamental para o relacionamento humano.
A importância de ser modesto

Se você tem planos de carreira, saiba que, tão importante quanto a capacidade intelectual e técnica de um profissional, a simplicidade é um comportamento desejado nas empresas, pois os arrogantes podem ser um risco para a busca de eficiência e resultados.
Ambiente “envenenado”

Os funcionários que acham que estão sempre corretos acabam com a harmonia do ambiente de trabalho podem corromper o clima organizacional, além de serem capazes de prejudicar os colegas na conquista de parceiros e clientes para a corporação. E o que é muito pior: a presunção pode comprometer para sempre a carreira daqueles que são “donos da razão”.


A presunção pode comprometer para sempre a carreira daqueles que são “donos da razão”.
Conheça algumas características de colaboradores prepotentes

Identificar a arrogância presente em profissionais espalhados por diversas empresas é fácil. Difícil é saber lidar diariamente com estas características no birô ao lado:

● Quando encontram alguma falha, colocam a culpa nos colegas de trabalho;

● Cobiçam o sucesso dos demais, mas é claro que não assumem isso;

● Nunca elogiam ou enaltecem a competência dos outros funcionários, sempre encontram um defeito ou desmerecem suas conquistas;

● Não admitem que estejam errados, apenas defendem as próprias posições e princípios;

● Quando “reconhecem” um erro (o que é muito raro), justificam-no mentindo ou omitindo detalhes;

● São verdadeiros especialistas em dizer frases infelizes;

● Não sabem agradecer os favores recebidos.
Dicas para lidar com esse perfil

No ambiente corporativo, o diálogo é um artifício muito importante. Sem entendimento, não é possível nenhum tipo de convivência humana. Saiba expressar suas opiniões e mostre força nos argumentos, mesmo sabendo que falar com uma pessoa orgulhosa, muitas vezes, será uma batalha. Conversando e mostrando seu caráter, os colegas vão saber que você tem personalidade.

Uma dica importante é ganhar força e parceria de outros colaboradores. Não adianta dar lições de moral, pois aquele que envenena o grupo só vai saber que a prepotência não leva a lugar nenhum quando perceber que, de fato, está errado. Se o funcionário de difícil relacionamento não mudar em nenhuma hipótese, é hora de procurar um profissional especializado em comportamento humano no trabalho.

Autor: 

Fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, uma organização pioneira, com mais de uma década de tradição em excelência e qualidade. Master Coach com mais de 20 anos de experiência em grandes corporações globais, tais como Serasa, Votorantim, Coca-cola, Daimler Chrysler & Mercedes Benz. Formado em MBA pela FGV e possui diversas especializações em ciências do comportamento, gestão e liderança. Membro do IOC e ICC.

Sem comentários:

Enviar um comentário