Lembrem-se: foi construído em 1760, há 259 anos!!??
Gastem um pouco do vosso tempo para admirar algo que foi construído muito antes de se imaginarem os computadores.
E todos os movimentos são programados mecanicamente. Não está lá nenhum microprocessador para coordenar os movimentos.
Foi construído por um relojoeiro suíço, Pierre Jacquet-Droz, quando tinha cerca de cinquenta anos, 255 anos atrás – mas não é um relógio – é uma magnífica peça de engenharia, pioneiro dos computadores. E fascinará todos os engenheiros, artistas, relojoeiros, fabricantes de bonecas e brinquedos, programadores de computadores, inventores e, basicamente, todos os que gostam de pensar na beleza da mente humana.
Dentro do rapaz, existem cerca de 6000 peças que garantem a energia e coordenam os movimentos da mão, dos olhos e da cabeça do rapaz.
Cada uma dessas peças foi afinada e miniaturizada para caber dentro do rapaz… que pode escrever frases com até 40 letras.
E, ainda mais espantosamente, as letras podem ser removidas, substituídas ou reordenadas… ou seja, o rapaz pode ser programado.
O cilindro central controla os movimentos da mão, quer no desenho das letras, quer na pressão correcta da pena sobre o papel, ou a distância a que mergulha a pena no tinteiro.
Hoje, com toda a tecnologia que nos rodeia, é muito difícil perceber como é que alguém conseguiu construir uma peça de engenharia como esta.
Na realidade, nem sequer pensamos na tecnologia que faz funcionar as nossas impressoras em casa, capazes de desenhar letras, figuras e reproduzir fotografias, a cores com muita rapidez… e fidelidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário