quinta-feira, 18 de julho de 2019

Vida nas primeiras cidades: violência, doenças e desnutrição


Um terço dos habitantes de uma cidade com 9.000 anos sofreu infecções, muitas delas agressões com pedras na cabeça, e toda a comunidade teve problemas dentários.

MIGUEL ÁNGEL CRIADO  18 DE JUNHO DE 2019

Çatalhöyük. Anatólia

Depois de centenas de milhares de anos vagueando pelo planeta, cerca de dez milénios atrás, os humanos pararam de fazê-lo. Na grande revolução que foi o Neolítico , alguns, avançados estabeleceram-se e viveram no que colheram e pastorearam. Agora, o estudo dos mortos de uma dessas primeiras cidades mostra que os seus habitantes levaram novas doenças, sofreram níveis de violência nunca vistos e passaram fome. No entanto, hoje a maioria das pessoas vive em cidades e praticamente todas são alimentadas por produtos cultivados.

Na planície de Konya, ao sul da região central da Turquia moderna, foi descoberto na década de sessenta a cidade de Çatalhöyük . As primeiras casas, feitas de tijolos de adobe, têm 9.100 anos de idade. Não é a primeira cidade da pré-história, há aglomerações urbanas vários séculos mais antigos (Ain Ghazal, Beidha ou Shkarat Msaied, tudo no Oriente Médio), mas é o mais bem preservado. Na cidade, Aí viviam 8.000 pessoas.

"Çatalhöyük foi um dos primeiros proto - comu-nidades urbanas no mundo e seus habitantes tiveram problemas envolve a colecta de uma grande quantidade de pessoas numa pequena área, " diz o professor de Antropologia da Universidade do Estado de Ohio (EUA) e co - autor O estudo de Clark Larsen . A revista PNAS publicada agora os resultados de 25 anos de pesquisa de uma dúzia de cientistas liderados por Larsen, o bio arqueologista na maioria buscando restos humanos (principalmente ossos e dentes) para saber como viviam esses primeiros habitantes urbanos. E tiveram o suficiente para investigar: Até 470 indivíduos completos e restos de outros 272. Enterrados na  grande maioria sob o piso das casas.

Tanta população numa cidade onde não havia nem ruas e entrava-se pela casa através do telhado, deve gerar stress social e isso degenerar em actos violentos. Uma sub amostra de quase 100 crânios revela uma violência não encontrada anteriormente no registo fóssil. 25 das cabeças têm marcas de pelo menos uma fractura (há mais de uma). Excepto por uma lesão causada por um objecto pontiagudo, o resto tem uma forma oval e esmaga o osso craniano. Isso caberia com golpes causados ​​por uma pedra. Em muitos casos, especialmente nos das mulheres, a pedra estava nas costas.

"Há muito menos lesões violentas na Europa do Paleolítico [o período pré-neolítico], embora mais testes, estão especialmente entre os neandertais e os seus contemporâneos também se acumulam", diz o antropólogo da Universi-dade de Bordeaux (França) e co-autor do estudo, Christopher Knüsel. Além disso, a percentagem de lesões poderia ser muito maior porque, como  explica, "as lesões dos tecidos moles são muito mais comuns do que aquelas que afectam os ossos, mas geralmente não deixam rastos no registo arqueológico". Especializada em arqueologia da violência, Knüsel explicou que não existem estudos com o nível de detalhe de Çatalhöyük neolítico noutras cidades, por isso é difícil estabelecer se o ambiente urbano favorecida violência.

No entanto, a maioria das fracturas são seladas, curadas e não morrem com os golpes. "Isso pode indicar que não houve intenção de matar, mas talvez mais para punir ou controlar certos comportamentos, nós vemos-os relacionados com disputas intra comunitárias e, possivel-mente, como uma forma de controle social através da coerção física", argumenta Knüsel. Ou seja, não há evidências de violência exercida por pessoas de fora, apenas daquelas praticadas pelo próprio grupo do agressor.


A grande maioria dos mais de 700 corpos recuperados foram enterrados sob o piso das casas. Ele parece decapitado e não é o único. PROJEcTO DE PESQUISA ÇATALHÖYÜK / JASON QUINLAN

O outro grande custo de vida na cidade era a saúde. Entre os colectores e caçadores, o contacto com outros grupos humanos era raro. Milhares de pessoas fixaram-se aqui. Embora o solo caiado e as paredes sejam regulares e a cal seja um óptimo desinfectante, restos de resíduos orgânicos foram encontrados dentro das casas. Não havia latrina e os currais dos animais eram de parede a parede com as casas.

Embora existam poucas doenças que afectam directamente os ossos, muitas infecções bacterianas podem deixar a sua marca ( reacção periosteal ). Até 33% dos restos humanos têm algumas dessas marcas. Um estudo publicado recentemente encontrou ovos de parasitas intestinais em coprólitos (fezes fossilizadas) em Çatalhöyük.

"Em geral, acredita-se que à medida que as populações de caçadores-colectores se estabeleceram para se tornar agricultores cerca de 10.000 anos atrás, tinha as vantagens de um abastecimento alimentar estável, aumento da fertilidade das mulheres por causa deste e melhor defesa contra animais selvagens ", diz o paleopatologista da Universidade de Cambridge Piers Mitchell, autor do trabalho dos coprólitos. "No entanto, entre as desvantagens que seria uma propagação mais fácil de doenças infecciosas como aumentar o tamanho da população, devido a dejectos humanos e a possibilidade de maior violência interpessoal entre os diferentes grupos como as pessoas tentam roubar espé
cies de valor para outros grupos "acrescenta Mitchell, não relacionado com a investigação actual.

Nos ossos - e nos dentes - o que os primeiros cidadãos comeram também foi registado. Analisando a presença de diferentes isótopos, particularmente nitrogénio, os pesquisadores foram capazes de determinar a maior ou menor quantidade e variedade de carnes e vegetais ingeridos. A base de sua dieta já eram cereais, especialmente vários tipos de trigo e leguminosas. Ambos os alimentos provêm de variedades já domesticadas por seres humanos. Essa dieta fez com que todos os indivíduos analisados ​​sofressem de hipoplasia dentária, ou seja, perda de esmalte. Embora isso também possa influenciar que o período médio de amamentação excedeu 3,5 anos. Além disso, 10% dos dentes recuperados apresentam cáries.

"A alta presença de cáries é esperada pelo alto conteúdo de amidos e açúcares que os habitantes consomem", explica a pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres (Reino Unido) Lara González Carretero. Não relacionada a este estudo, a pesquisadora está a fazer a tese de doutorado no site Çatalhöyük. "Em geral, acredita-se que o número de cáries e outras doenças bucais sejam mais comuns em populações que consomem uma alta percentagem de cereais e, comparadas a sociedades caçadoras-colectoras, a presença é muito maior".

Esses mesmos isótopos mostram que cabras e ovelhas forneceram a parte essencial das proteínas animais. Somente nos últimos dias de Çatalhöyük as vacas aparecem. Também mostram que os pastores tinham que ir mais e mais em busca de novas pastagens. Isto é confirmado com pequenas alterações nos ossos das extremidades inferiores de vários restos humanos. Para os autores do estudo, isso indicaria que cada vez tinham que percorrer distâncias maiores. Finalmente, a cidade foi abandonada por volta de 5950 antes dessa época. A razão não é clara, mas um levantamento global, juntamente com o esgotamento das terras mais próximas, poderia explicar o abandono da cidade original.

Sem comentários:

Enviar um comentário