sexta-feira, 15 de abril de 2016

O banco que tira o pecado do mundo



JOÃO QUADROS | 15 Abril 2016

António Costa (com o apoio do Presidente Marcelo) avançou com a proposta de criação de um veículo financeiro para albergar o crédito malparado da banca, um SPV (Special Purpose Vehicle).
Claro que o nome não pegou. Dar nome pomposo, ali entre o SUV e um todo-o-terreno, a um veículo que na realidade é uma carroça com estrume, já não resulta. Daí que todos lhe chamem o Banco Mau.

Na realidade - Banco Mau - é um pleonasmo e um eufemismo. É um banco que acumula figuras de estilo. Mas para poder haver algum sentido nisto, proponho a criação de um Banco Péssimo, porque maus são todos os outros.

Não vão faltar banqueiros com provas dadas para gerir um Banco Péssimo. Um Banco Péssimo deve ser gerido segundo a lógica da família Addams: quanto pior melhor.

- "Desejo-te uma terrível tarde com o contabilista, querido."

- "Sabes bem que não há pior banqueiro do que eu, querida."

Assim de memória temos Rendeiro, que anda pela TVI a dar conselhos financeiros e a escrever coisas num blogue. Temos Salgado, que até já pode sair de casa. Temos muito boa gente do BPN. Todos menos Carlos Costa. O governador do Banco de Portugal ia querer dar bom nome ao Banco Péssimo. Vinha para os jornais dizer que a situação do Banco Péssimo era boa e isso ia estragar a reputação do banco.

Não sei se o estimado leitor sente o mesmo que eu quando oiço falar em bancos maus para enfiar o lixo dos disparates dos bancos "bons". O que eu sinto é uma comichão onde não posso coçar. O jeito que me dava poder fazer uma Vida Má , onde enfiava toda a porcaria que dá cabo da minha vida. Uma Universidade Má , onde todos os alunos podiam depositar as cadeiras onde tiveram negativas e seguir com a sua vida de estudante. Ou um IRS Mau... as possibilidades são infinitas. Tanta coisa boa Má se podia fazer.

Bem vistas as coisas, chamar Banco Mau ao Banco Mau é talvez a maior injustiça que se pode fazer. É como chamar o Enviado Bera de Deus a Jesus Cristo. O Banco Mau vai percorrer a via sacra e ser crucificado para limpar de pecados os Bancos Bons. Para os salvar deles próprios. O nome apropriado era - o Banco Que Tira o Pecado Do Mundo.

Criar um banco mau para enfiar os erros dos bancos bons parece-me pôr mais uma rede debaixo de onde já havia várias redes. O trapezista fica cada vez mais confiante. Arrisca números de alto risco porque não corre riscos. Se não for o banco mau hão-de ser as pessoas boas a salvá-lo. De uma forma ou de outra, dele será o paraíso.


TOP 5Banco meiguinho1. Moody's diz que ajuda do FMI a Angola é positiva e será de pelo menos 500 milhões - Para os portugueses que foram para Angola é um grande "déjà vu". Agora o FMI também vai ser chamado pelas lojas de marca da Avenida da Liberdade.

2. "Lacerda Machado, o amigo da adolescência que trabalha na sombra de Costa" - Já percebi que o problema dos nossos PM são os amigos de adolescência.

3. Novo Banco transferiu milhares de euros por engano para ex-clientes e recuperação não é automática - Nunca é. Os lesados do BES que o digam.

4. Sócrates já pode viajar para o estrangeiro - Más notícias para Santos Silva, que é quem paga os bilhetes.

5. Governo angolano nega que pedido ao FMI seja resgate económico - Quem pediu ajuda ao FMI foi Angola, calma, o Zé Eduardo está muito bem. Se for preciso até empresta ao FMI.

Sem comentários:

Enviar um comentário