segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A mentira... como modo de vida ​




O folhetim BES !!!

Cronologia dos (errados) diagnósticos de gente, tida por competente, na matéria, mas que a realidade dos factos desmente ...

Ainda há dias tudo ía bem, tudo estava acautelado ... e tudo ruiu como um baralho de cartas!
Com estas "ilustres" (in)competências estamos entregues à bicharada ...
Chamem a polícia ...

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal:


3 de Julho de 2014 - “A situação de solvabilidade do BES é sólida, tendo sido significativamente reforçada com o recente aumento de capital. O Banco de Portugal tem vindo a adotar um conjunto de ações de supervisão, traduzidas em determinações específicas dirigidas à ESFG e ao BES, para evitar........


10 de Julho de 2014 - O Banco de Portugal voltou hoje a afirmar que o Banco Espírito Santo (BES) está sólido, no dia em que os receios em torno da situação no Grupo Espírito Santo (GES) se adensaram e contribuíram para penalizar os mercados europeus.

15 de Julho de 2014 - Governador do Banco de Portugal volta a garantir que o Banco Espírito Santo está sólido e que não há risco sistémico.

18 de Julho de 2014 - O governador do Banco de Portugalassegura que o BES está sólido.

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças de Portugal:

17 de Julho de 2014 - "Não estamos a preparar a recapitalização do BES. Nada da informação que temos indica que a recapitalização pública seja necessária"

Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal:24 de Junho de 2014 -

 O Primeiro Ministro diz que os problemas de grupos privados com o Espírito Santo não são responsabilidade do Estado. Passos Coelho reagiu assim às notícias que dão conta de que Ricardo Salgado tinha pedido ajuda ao Governo.

11 de Julho de 2014 - «Não há nenhuma razão que aponte para que haja uma necessidade de intervenção do Estado num banco que tem capitais próprios sólidos, que apresenta uma margem confortável para fazer face a todas as contingências, mesmo que elas se revelem absolutamente adversas, o que não acontecerá com certeza.»

Cavaco Silva, presidente da República Portuguesa:
21 de Julho de 2014 - "O Banco de Portugal tem sido categórico a afirmar que os portugueses podem confiar no BES, dado que as folgas de capital são mais do que suficientes para cobrir a exposição que o banco tem na parte não-financeira, mesmo na situação mais adversa."

Neste estudo, Eugénio Rosa analisa a destruição da capacidade produtiva do país causada por um nível de investimento verificado nos últimos anos que nem consegue repor o consumo de capital fixo verificado (desgaste do stock de investimento existente) assim como a destruição maciça de valor no BES, que se tenta salvar com fundos públicos que não existem para o investimento e para o desenvolvimento do país.

Espero que possa ser um contributo útil para uma reflexão sobre um problema que preocupa atualmente todos os portugueses, até porque não estão a salvo de pagar uma elevada fatura com a solução engendrada pelo Banco de Portugal e pelo governo, à semelhança do que sucedeu com o BPN..

Com consideração,

Eugénio Rosa

Economista

Sem comentários:

Enviar um comentário