quinta-feira, 17 de abril de 2014

Se não fosse o Norte a Amália cantava em árabe


Para que, quem as tivesse, não fique com dúvidas.

Complexo de inferioridade do Porto, ou complexo de superioridade de Lisboa?




O Porto ganhou o premio de Melhor Destino Europeu em 2014, depois de já o ter ganho em 2012. Em 2013 não se pôde candidatar por ter ganho no ano anterior. Este deveria ser um momento de orgulho para as pessoas do Porto, do Norte e de todo Portugal. Mas infelizmente parece que não é bem assim, pois na página do facebook da European Best Destinations, uma página internacional e obviamente visitada por pessoas de todo o mundo, deparei-me com uma quantidade bastante considerável de comentários de ditos lisboetas que reclamavam que o Porto só ganhou porque Lisboa não estava a concorrer, que Lisboa é muito melhor que o Porto, que o Porto nunca sairá da sombra de Lisboa, que todos os turistas sabem que Lisboa é melhor que o Porto, entre outras coisas. Alguns comentários que tentavam desprestigiar a vitória do Porto até estavam escritos em inglês para mostrar ao mundo lá fora como o Porto não presta e Lisboa é que é. Até houve espaço para a comédia, pois alguns desses comentadores, neste acto de puro bairrismo, chamavam às pessoas do Porto bairristas e provincianas demonstrando a falta de lucidez e coerência no discurso irracional que é apenas aquilo que se pode esperar de quem não sabe do que está a falar.

Diziam que Lisboa é maior, melhor, mais bela, melhor nisto e naquilo, melhor por causa do fado, melhor culturalmente, etc… (Já vamos, mais abaixo, aos factos mas antes disso…) Não serão tudo mentiras, pois sem dúvida que Lisboa é uma cidade de maior dimensão e com mais população que o Porto. Se é melhor ou mais bela nunca ninguém poderá concluir, pois aqui não há consenso. Eu conheço americanos, canadianos, finlandeses, italianos, suíços, espanhóis e ingleses que são da opinião que apesar de Lisboa ter mais coisas para ver por ser maior, o Porto é uma cidade mais bela e mais única. Esta foi a resposta mais comum e a maioria das vezes nem sequer tinha sido feita a pergunta. Foram opiniões e elogios gratuitos de alguém que acabava de descobrir o pôr-do-sol na ribeira. Mas tudo bem, como disse, aqui nunca haverá consenso. Lisboa também terá os seus admiradores que a nomeiam como cidade de eleição, mesmo em relação ao Porto. Cada um tem a sua preferência, por isso esta questão pouco importa.

Aquilo que eu realmente não consigo entender é a leviandade com que são ditos alguns disparates. Fiquem sabendo que Lisboa já candidatou a sua baixa a património mundial da UNESCO, duas vezes, mas ainda não conseguiu conquistar esse estatuto. Como toda a gente sabe, o centro histórico do Porto já é património mundial da UNESCO DESDE 1996. Diziam os comentários dos lisboetas nas redes sociais que o Porto só ganhou este ano o premio de Melhor Destino Europeu porque Lisboa não se candidatou. É mentira. Lisboa candidatou-se, pura e simplesmente nem sequer conseguiu passar ao Top 20. E em 2012, quando o Porto ganhou pela primeira vez este premio, Lisboa também estava a concorrer, mas ficou em sexto lugar.

Um comentário dizia que Lisboa era imensamente superior ao Porto a nível cultural, de tal modo que era incomparável e inquestionável.

Vamos lá então.

Na literatura Lisboa é fortíssima, basta falar em Fernando Pessoa. Nós temos Eça de Queiroz (nasceu na Póvoa de Varzim e cresceu no Porto, e foi aqui que lançou os Maias), Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco (viveu a maior parte do seu tempo no norte), Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Agustina Bessa-Luís, etc, etc, etc… Já agora, aqui viveu a J.K. Rowling e foi aqui que começou a escrever os livros do Harry Potter, tendo sido a Livraria Lello sugerida pela escritora para local de filmagem de cenas dos filmes do Harry Potter.

Música em Lisboa não falta. Amália era de Lisboa, o guitarrista que a acompanhava, José Fontes Rocha, era do Porto. E Fado não é só de Lisboa, é de todo Portugal, e muito de Coimbra. Mas temos também o Pedro Burmester, Rui Veloso, Sérgio Godinho, os GNR, Ornatos Violeta, os Táxi, Pedro Abrunhosa, os Clã, os Mesa, etc, etc, etc…

Arquitectura? De Marques da Silva a Fernando Távora, Álvaro Siza, Souto de Moura, Carlos Ramos, Alcino Soutinho… Temos uma das melhores escolas de arquitectura do Mundo! A única com dois arquitectos vencedores do prémio Pritzker, o nobel da arquitectura.

Manoel de Oliveira. Chega para o capítulo do cinema?

Nas belas-artes temos Soares dos Reis, o melhor escultor português de todos os tempos. Cá temos um museu com o seu nome e suas obras, vale mesmo a pena visitar. Também temos o museu da Fundação de Serralves, o museu pago mais visitado do País. Temos Júlio Resende, Amadeo de Souza-Cardozo, Aurélia de Sousa, Nadir Afonso, Vieira Portuense, Ângelo de Sousa, entre tantos outros.

Não estou a dizer que o Porto é melhor que Lisboa em nenhuma situação. Estou simplesmente a responder aos disparates que li. Ainda acham que o Porto deve alguma coisa a Lisboa a nível cultural?

A história do Porto é vasta e antiga. Desde a cultura castreja, os celtas, os romanos, os suevos… Mas foi no norte que nasceu Portugal, e se não fosse o norte a Amália cantava em árabe. O Porto foi fundamental nas reconquistas e nas revoltas, nomeadamente a revolta Liberal que aqui começou. A antiga alfândega foi o berço do Infante D. Henrique, e aí nasceu porque a corte não podia ter residência permanente na cidade do Porto, por esta pertencer à igreja. Também por essa razão é que a cidade do Porto não foi escolhida como capital portuguesa.

Temos uma das três mais belas livrarias do mundo, um dos cafés mais belos do mundo, uma das estações de comboio mais bonitas do mundo, uma das pontes mais bonitas do mundo. Temos um aeroporto que já foi considerado o melhor do mundo da sua categoria. Temos um metro que já foi considerado várias vezes um dos melhores do mundo e que já foi inúmeras vezes premiado a nível internacional. Temos o melhor vinho do mundo! Temos uma gastronomia excelente. Temos um dos melhores clubes desportivos do mundo, o FCP. Tudo o que acabou de ser enumerado trata-se de reconhecimentos e premiações a nível internacional.

O Porto tinha a maior universidade do país até 2013, quando a Universidade Técnica se fundiu com a Universidade de Lisboa, formando assim a nova maior universidade do país. Nos rankings internacionais a Universidade do Porto é aquela que surge mais vezes à frente entre as escolas portuguesas. O Porto é a cidade portuguesa com mais estudantes Erasmus. Aqui está a melhor escola de medicina, o melhor hospital, melhor escola de arquitectura. O Porto era a cidade mais burguesa (sinónimo de desenvolvimento) do país. Durante muitos anos e até recentemente o Porto era a cidade mais rica de Portugal.

Mas nos últimos anos o centralismo tem levado as empresas a sediarem-se em Lisboa. E bancos, eram vários aqui, agora estão todos em Lisboa. São recorrentes as notícias de fundos europeus destinados ao Norte que são desviados para Lisboa; do governo que suspende todas as obras públicas do país menos em Lisboa; das SCUTS que começam a ser pagas primeiro no Norte e só meio ano depois no resto do país; de voos que atraíam imensos passageiros espanhóis (para não falar dos passageiros do norte do país, que é a zona com mais população de Portugal) que passam para Lisboa; do Red Bull Air Race no Porto que era considerado dos melhores e mais bonitos por pilotos, aficionados e público em geral, que passa para Lisboa; de mais fundos desviados para Lisboa..
Outra das barbaridades que também li mas já tinha ouvido muitas vezes anteriormente tem a ver com o assunto de Lisboa ser capital. Dizem que Lisboa é melhor porque é capital, que o Porto tem inveja por Lisboa ser capital, que o Porto vive na sombra de Lisboa por ser a capital, etc... Ai ai... Mas desde quando é que isso define se uma cidade é melhor que outra? Nessa lógica, coitada de Nova Iorque a viver na sombra de Washington, de Barcelona na de Madrid, de Sydney, do Rio de Janeiro, de Istambul, de Geneva e por aí fora. Ser capital não significa ser melhor. Infelizmente Portugal pertence à infeliz lista dos países em que ser capital significa usufruir de um número importante de benefícios a que o resto do país parece não ter direito. Em Portugal ser capital significa que o que não é capital é paisagem... para os da capital. Mas o título de capital por si só não quer nem nunca quererá dizer que se é melhor ou mais que os outros.

Faz sentido sermos chamados de provincianos e bairristas por algumas gentes de Lisboa, pois de facto é como sendo uma pobre província no norte selvagem que temos sido tratados, mas só por eles. Porque se perguntarem aos de lá de fora a coisa muda. Quem é ignorante está convidado a cá vir visitar a nossa maravilhosa cidade e para a próxima, quando quiser ir falar do Porto a páginas internacionais de turismo, já saberá do que está a falar. Não pretendo com este texto desvalorizar Lisboa, nem sequer dizer que o Porto é melhor que Lisboa. Cada uma das cidades tem os seus encantos. Adoro Lisboa, cidade a que reconheço infinitas e espectaculares qualidades e espero vir a ter muitas oportunidades para dar os parabéns a Lisboa pela conquista de prémios e reconhecimentos internacionais. Adoro Lisboa. Mas cada vez mais fico sem saber o que achar de alguma da sua gente que tem este tipo de atitudes como se verificou nas redes sociais. O que achar desta gente que sem saber muito bem porquê manifesta nada mais nada menos do que um complexo de superioridade?

Que achar de alguém que não é capaz de viver com o sucesso daqueles que na sua cabeça deviam ser os segundos e não os primeiros? Talvez condescendência com esses quantos pobrezinhos ignorantes da capital que estão completamente de costas voltadas para o resto do país que para eles é paisagem? Não sei. Eu só gostava de ver a minha cidade a ser tratada com o respeito que merece. Se não, que se lixe! Que fiquem com o vírus da ignorância com eles então.

Sem comentários:

Enviar um comentário