sexta-feira, 18 de abril de 2014

Biografia de José Mujica



Ele nasceu em 20 de maio de 1935 em Paso de la Arena distrito, o departamento de Montevidéu, filho de Demetrio Mujica Cordano Terra e Lucy. Nas terras de seu avô paterno estava preparando soldados para resistir aos levantes contra o caudilho Aparicio Saravia. Seu avô materno foi também um defensor do Partido Nacional.

Sua mãe nasceu em Carmel, seu pai era um pequeno fazendeiro foi encontrado falência pouco antes de sua morte, em 1940, quando Mujica tinha seis anos. Ele recebeu seus estudos primários e secundários na escola e escola pública no bairro onde nasceu. Ele completou o curso básico, entrou no Instituto Legislativo Lei Alfredo Vásquez Acevedo, ciclo nunca terminou. Na idade de 13, e mesmo 17 anos, ele começou a correr de bicicleta representando vários clubes e em todas as categorias.

Seu tio materno, Angel Cordano, de Carmel, foi peronista nacionalista e teve influência sobre a formação política de Mujica. Em 1956, ele conheceu o então Nacionalista MP Enrique Erro via sua mãe era ativo no setor. Desde então, ele começou a militar no Partido Nacional, onde se tornou secretário-geral da Juventude do mesmo. Nas eleições de 1958, pela primeira vez triunfos Herrerismo Erro e foi nomeado Ministro do Trabalho que está sendo acompanhado por Mujica na época, mas sem ser funcionário do Ministério.

Em 1962, Erro e Mujica deixar o Partido Nacional para criar a União do Povo, pelo Partido Socialista do Uruguai e um pequeno grupo chamado "Novas Regras".

José Mujica em seu tempo como ministro da Pecuária, Agricultura e Pescas, nos anos sessenta se juntou ao Movimento-Tupamaros Libertação Nacional. Como membro dessa organização, Mujica participou de operações de guerrilha, enquanto trabalhava em sua fazenda até que seja necessário por parte da polícia, refugiou-se na clandestinidade. Durante o governo de Jorge Pacheco Areco violência aumentou. O poder executivo usado repetidamente o instituto das medidas de segurança de emergência constitucionais para lidar com a guerra de guerrilha, ea crescente oposição dos sindicatos contra as suas políticas económicas.

Em confrontos foi baleado seis balas. Ele foi preso quatro vezes, duas vezes, escapou da prisão de Punta Carretas. No total, Mujica passou quase 15 anos de sua vida na prisão. Seu último período de detenção durou 13 anos entre 1972 e 1985, sendo particularmente difícil.

Após alguns anos de abertura democrática foi criado, juntamente com outras referências do MLN e outros partidos de esquerda, o Movimento de Participação Popular (MPP) dentro da Frente Ampla. Nas eleições de 1994 foi eleito deputado para Montevidéu. Ele disse que se sentiu "como um vaso", como ele começou a sua actividade parlamentar. No entanto, a sua presença na arena política foi chamando a atenção de pessoas desde Mujica foi capaz de capitalizar o descontentamento. Nas eleições de 1999, foi eleito senador. Simultaneamente, o setor político apontou para uma estratégia de acumulação. Naquele ano, ele publicou o livro Mujica, Michelangelo Campodónico, onde a vida eo pensamento do que virou guerrilheiro e político é coletada.

Nas eleições de 2004, o seu movimento marcou mais de 300.000 votos (o voto mais alto do país), o que representou um percentual significativo dentro da Frente Ampla, estabelecendo-se como a principal força dentro do partido no poder.

Em 1 de Março de 2005, o Presidente da República, Vázquez, nomeado ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca. Ele estava acompanhado pelo subsecretário Ernesto Agazzi, agrônomo de profissão. Em Mujica próprias palavras, "o verdadeiro ministro seria Agazzi." Na verdade, o desempenho do governo Mujica elenco são mais assimiladas com a presença de um operador político e um gerador de opinião com uma nova capacidade de diálogo com a sociedade. Em particular, destacou-se por suas expressões curiosas, comentários incríveis e "explosões". Este gostaram em muitos setores da população, pela franqueza das abordagens. Embora houve quem reclamou da suposta falta de profissionalismo da cabeça ministerial.

Ele deixou o cargo em 3 de março de 2008, deixando-lhe o trabalho para sua então deputado Ernesto Agazzi. Desde então, voltou para sua cadeira no Senado e em todos, tanto da mídia política e da imprensa insistentemente mencionou sua possível candidatura presidencial, além do favoritismo do presidente Danilo Astori Vazquez.

Mujica logo começou a atrair eventos políticos que falavam claramente de sua vontade de ser candidatos à presidência, incluindo uma visita a Kirchner na Argentina. Esta visita foi muito falado, porque na época, o Uruguai ea Argentina passou por uma situação diplomática comprometida com trocas de agressões implacáveis ​​entre os governos dos dois lados; Mujica afirmou uma atitude de povos irmãos mais próximos.

O Congresso Extraordinário "Zelmar Michelini" Frente Amplio, realizada em 13 e 14 de dezembro de 2008, além de resolver o programa de governo em face de um novo período, proclamou-o como o candidato oficial da Frente Ampla para as eleições Interna de 2009, embora ele permitiu que os outros quatro candidatos (Danilo Astori, Daniel Martinez, e Enrique Rubio Marcos Carámbula) para participar nesta mesma instância igual. Posteriormente ambos Martinez e Rubio retirou sua candidatura, por isso a disputa interna foi levantado entre Mujica e Astori Carámbula.

Antes das eleições, Mujica foi apoiado Kirchner; ainda tinha uma reunião agendada, em Mar del Plata, que teve de suspender depois de fortes críticas do seu partido. A 24 maio de 2009 apresentou a sua demissão de seu setor político, o MPP, através de uma carta que dizia que, a partir daquele momento, "já não era vinculado à disciplina do grupo e sua gestão" . O conselho aceitou a renúncia do MPP enquanto Mujica teve que "enfrentar a sua responsabilidade como candidato da Frente de tudo."

Em 28 de junho do mesmo ano, após as primárias, fui eleito como o candidato presidencial único para o Frente Amplio, superando os seus concorrentes com 52% do total de votos.

Pepe fala livro, o jornalista Alfredo García foi publicado em setembro de 2009. Nas mesmas Mujica entrevistas gravadas são coletados, com seus pensamentos, suas idéias, suas frases. Este livro suscitado controvérsia. Regard Mujica disse: "Eu estou errado, como qualquer outra pessoa."

O jogador de 25 outubro de 2009, Mujica ganhou um voto de quase metade do total de votos válidos, que lhe valeu contestar o segundo turno contra Luis Alberto Lacalle em 29 de novembro. Naquele dia, ele foi eleito presidente do Uruguai, com uma percentagem mais elevada 52% dos votos expressos. Em meio a uma multidão encharcada de chuva, Mujica enviou uma mensagem a todos os uruguaios, incluindo líderes da oposição, especialmente superar muitos preconceitos.

José Mujica foi empossado em 1. Março de 2010, o Palácio Legislativo, para o cargo de Presidente da República Oriental do Uruguai. Esta promessa foi feita pelo sua esposa Lucia Topolansky, por ser o primeiro senador da Nação. Foi desenvolvido com a presença de funcionários de diferentes partidos políticos e vários representantes uruguaios de diferentes países, como Hillary Clinton, Cristina Fernández, Néstor Kirchner, Rafael Correa, Hugo Chávez, entre outros.Ele fez um discurso muito elogiado e comentado; no mesmo voou seu passado guerrilheiro, suas idéias e seu longo caminho para a presidência.

Após a cerimônia eo discurso Mujica, ele eo vice-presidente Danilo Astori próximo caminhando para uma caravana que ia acabar no local da inauguração. Ele assumiu oficialmente como presidente do Uruguai cerca de duas horas e meia após o juramento em uma cerimônia ao ar livre Mujica pedido explícito na Plaza Independencia (o maior do país) contra tanto os funcionários públicos e nomeados ; quando o presidente cessante Vázquez colocou a faixa presidencial.

Mujica e sua esposa vivem com grande austeridade, ao longo de décadas, em uma fazenda no Rincon del Cerro, onde dedicou-se ao cultivo de flores como a atividade econômica. Ao assumir como presidente, em vez de se mudar para a residência presidencial de Suarez e Reyes, o casal decidiu permanecer em sua residência, o que significou a adição de melhorias na segurança e comunicações.

Antes de assumir a presidência ficou conhecido as diferentes linhas de programa que foram pensados ​​para implementar o novo governo vai assumir a 01 março de 2010. Neste contexto, o governo eleito identificou quatro áreas de trabalho que moldam as políticas do Estado, ou seja, que transcendem um período de governo que eram relativamente independente do partido político no poder. eixos definidos foram "Educação", "Segurança", "Ambiente" e "Energia" e partidos políticos da oposição representados no parlamento foi convocado às comissões de trabalho para o desenvolvimento de políticas. Foi sugerido também que o governo eleito a intenção de perseguir uma ambiciosa reforma da administração pública, inspirado no modelo da Nova Zelândia.

Em sua inauguração, realizada em 1 de Março de 2010, Mujica reafirmou a necessidade de o país ter políticas de Estado. também foi levantada como um dos principais objetivos de seu governo a erradicação da pobreza e redução da pobreza 50%.

A existência de discrepâncias entre dois "atual" econômico notório tornou-se evidente em 2011 para o tratamento de vários projetos, tais como a concentração de impostos para Propriedades Rurais (ICIR) ou a lei efetuado vários descontos diferencial de IVA. No entanto, desde que o governo tem dito repetidamente que a política econômica do governo é um só e que "Não há nenhuma equipe econômica trabalhando nos bastidores."

Este plano é considerado como carro-chefe do governo Mujica. O mesmo foi lançado pelo governo em 15 de junho de 2010, como uma continuação do Plano de Emergência do seu antecessor Vazquez. Ele é suportado por contribuições de solidariedade de empresas privadas, com 87% do salário mensal de Mujica e da venda de algumas das propriedades do Estado que caíram em desuso. O objetivo do plano é fornecer famílias carentes uma casa para morar. Ela foi definida pelo próprio presidente, não um plano de habitação, mas um plano de ética e como uma visão para o futuro. O plano teve início em meados de 2010. A primeira casa foi construída no assentamento informal de Maio. As casas são construídas com os especialistas, mas também com os próprios, seus vizinhos e voluntários pessoas.

Em um movimento sem precedentes, em junho de 2012 o governo propôs Mujica legalizar e regulamentar a venda de maconha. tema é amplamente discutido e é extremamente complexo. No entanto, em meio aos comentários e críticas que a mesma suscitou em todo o mundo, ganhou elogios da revista britânica Monocle elite e, por sua vez, a revista Time destacou este fato e ainda perguntou se os líderes mundiais não deve seguir da mesma maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário