domingo, 15 de dezembro de 2013

As cores de um passado doloroso




15 novembro 2013 Süddeutsche Zeitung Munique


Os 1400 quadros roubados pelos nazis, encontrados em casa de Cornelius Gurlitt, não são apenas uma grande descoberta artística. Através da história deste filho de um colecionador de arte da época do regime nazi, é a questão da relação da Alemanha com o seu passado que, em parte, se recoloca.
Kia Vahland

Aí está, encontraram o idoso mais procurado do país. A Paris Match fotografou-o num centro comercial de Schwabing [bairro de Munique]. Cabelo branco bem tratado, porte elegante. Ficou a olhar de lado, com um ar desconfortável, de boca entreaberta, como se quisesse dizer algo, mas as palavras não saíssem.

Eis, pois – com toda a probabilidade –, Cornelius Gurlitt, filho do negociante de arte nazi Hildebrand Gurlitt. Há uma semana, a revista Focus revelava que a polícia já em 2012 tinha feito uma busca ao seu apartamento de Munique, onde se acumulavam obras sobretudo reunidas durante o regime nazi. Enquanto o Ministério Público não procura Gurlitt, por não saber ainda o que se lhe pode imputar juridicamente, muitos há que o vêm investigando desde segunda-feira passada: detetives contratados por herdeiros de colecionadores judeus, jornalistas, fotógrafos, representantes de museus.
O que aqui se passa, atrás das persianas fechadas de um edifício moderno, é nada menos do que um concentrado do capítulo mais negro da história alemã

A história não tem nada de divertida: o que aqui se passa, atrás das persianas fechadas de um edifício moderno, é nada menos do que um concentrado do capítulo mais negro da história alemã. Um homem solitário guarda ali o legado do seu pai, um indivíduo do mais alemão que é possível. Hildebrand Gurlitt colaborou com o regime nazi e tirou partido dele, desapossando colecionadores judeus dos seus meios de existência e privando museus de jóias da arte moderna. Paralelamente, para além do facto de ter ele próprio uma parte de sangue judeu, era também um mecenas e defensor dos artistas de vanguarda, cujas obras revendia ou guardava, conforme os casos.
Entrincheirado no segredo de família

São os paradoxos da nossa história comum e nem todos os descendentes se acomodam a eles com facilidade. Cornelius Gurlitt considerou manifestamente que não tinha opção a entrincheirar-se no segredo de família. Podia ter transmitido a herança paterna a uma fundação, quando a mãe morreu, em finais dos anos de 1970, ou cedê-la ao Estado, para fins de pesquisa e restituição.

Mas Cornelius Gurlitt não tinha o livre-arbítrio nem o recuo necessários em relação às suas origens, e nada aponta para que os tenha hoje, quando o cerco aperta. A conclusão de um acordo seria hoje a única saída airosa possível, porque, no final da guerra, ninguém revogou a lei sobre o desvio de obras de arte. A Lei de 1938 sobre a “arte degenerada” continua, pois, em vigor. No plano legal, instalou-se na Alemanha a noção de que o saque dos museus foi um ato administrativo extracontratual, e daí que nenhum museu tivesse podido reivindicar nada no pós-guerra. Além disso, colecionadores particulares, como a família Gurlitt, foram excluídos de todos os acordos mais tarde efetuados sobre as obras de arte confiscadas a judeus.

Estas falhas graves são conhecidas e há questões jurídicas mais escaldantes que têm vindo a lume nos últimos anos. Porquê tanto barulho agora, em torno do caso Gurlitt?

A atração sinistra que exerce reside no duplo jogo de escondidas, primeiro de Cornelius Gurlitt e, em seguida, do procurador-geral atual, que continua lamentavelmente sem publicar a lista exaustiva das obras sonegadas.

Cornelius Gurlitt, na casa dos 80 anos, sem dúvida que sentiu que as ações dos seus pais, apesar de legais, eram ilegítimas. Dedicou a sua vida à ocultação da mentira familiar, renunciando a qualquer atividade profissional e a formar família, votando a sua existência a preservar a reputação do pai.

Talvez não passe de um inadaptado como tantos outros – na semana passada, houve quem visse na sua timidez perante a objetiva a prova de que seria um monstro semilouco, capaz de tudo. Ora o homem é tão pouco combativo que nem arranjou advogado. Aquele que aparentava, à primeira vista, ser um marginal no meio da sua caverna de Ali Babá não despertou grande compaixão – os alemães procuraram sobretudo tranquilizar-se, dizer que, ao contrário dele, estamos noutra, curados dos crimes nazis e das suas consequências. Mas estamos mesmo?
Velhas feridas

Quem, como Cornelius Gurlitt, nasceu na Alemanha em 1933, não foi, na sua grande maioria, nem carrasco nem vítima. Acomodou-se a um regime arbitrário; em 1945, ainda criança, deparou-se com o surgimento de novos valores, antes de se tornar parte do povo que construiu a nova República Federal. Só agora, no momento em que a sua geração atinge uma idade avançada, a sua conceção da existência vacila e velhas feridas reabrem. A história de Cornelius Gurlitt pode ser uma oportunidade para aprendermos mais e talvez pôr a falar este filho da Alemanha – ou, se não for ele, pelo menos os seus quadros, desenhos e arquivos zelosamente escondidos.

Hoje, o Governo alemão anunciou que vai apostar na transparência e publicar na Internet uma lista, dentro dos limites previstos na lei. Uma boa iniciativa. Ocultando a natureza das obras, submeteu os nervos da opinião pública a uma dura prova. O duplo jogo de escondidas que esta descoberta desencadeou agita as mentes. Porque toda a gente pressente as desagradáveis surpresas que pode abrigar um passado tão cruel: fantasmas de ontem, que não conhecemos realmente ou não conseguimos entender, mas que podem voltar a visitar-nos a qualquer hora.
A morte de todos os que cederam ao oportunismo e à crueldade não põe um fim à história

A morte de todos os que cederam ao oportunismo e à crueldade não põe um fim à história. Porque as obras de arte sobrevivem aos homens – são a nossa memória. A sensação difusa sentida por muitos alemães toma forma com esta descoberta: de repente, pinturas genuínas reaparecem em casa de um genuíno filho de nazi. Hoje, podemos optar por apontar o dedo a este mensageiro do passado e debitar novamente a questão da culpa; ou aceitar Cornelius Gurlitt como um de nós, com as suas angústias. Chegou a hora de encontrar, com ele, uma forma de ficarmos melhor.

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